By

Voto de Saudação e de Louvor

Pelo Dia Mundial do Animal e por todas as associações e movimentos cívicos zoófilos de Lisboa

 

 

No dia 4 de Outubro celebra-se o Dia Mundial do Animal, por ser também o Dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

 

O Dia Mundial do Animal começou a ser celebrado em 1925 por iniciativa de Heinrich Zimmermann, um escritor e ativista alemão que dedicou a sua vida à proteção animal e à prevenção dos maus tratos e crueldade para com os animais.

 

Em 1931, no Congresso Internacional da Proteção Animal em Florença, Itália, a proposta de Zimmermann para tornar o Dia do Animal uma data universal foi finalmente aceite por unanimidade e o Dia foi então oficializado.

 

O Dia Mundial do Animal tem como objetivo sensibilizar e educar a sociedade para a criação de um planeta onde os animais são sempre reconhecidos como seres sencientes e dignos do seu bem-estar.

A celebração deste dia une as associações e movimentos em prol dos animais a nível internacional, criando uma força global pela proteção animal e mobilizando milhares de pessoas em todo o mundo por esta causa.

 

Este Dia tem ainda como missão sensibilizar a população para a necessidade de proteger e preservar todas as espécies, mostrar a importância dos animais na vida das pessoas, nos ecossistemas e celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

 

De referir que, nesta data, celebra-se ainda o Dia do Médico Veterinário, em homenagem a todos os profissionais que prestam cuidados de saúde aos animais.

 

Vivemos numa época em que os animais de companhia assumem uma importância cada vez maior no agregado familiar e em que existe uma maior consciência de que todos os animais, de companhia ou não, são seres que sentem e que sofrem tal como as pessoas.

 

No entanto, para além dos animais de companhia, temos ainda o privilégio de partilhar o Planeta Terra com uma grande diversidade de espécies, que tanto nos maravilham e contribuem para todo um ecossistema, mas que acima de tudo existem pelos seus próprios fins, com direito à sua própria existência e dignidade.

 

Por isso, tendo presente o Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, não podemos deixar de saudar todas as associações zoófilas e movimentos cívicos de Lisboa nem de louvar o excelente trabalho que desempenham em prol dos animais da nossa cidade, trabalho esse que na maioria das vezes substitui ou complementa o trabalho da Autarquia.

Assim, por proposta do Grupo Municipal do PAN, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em xx de Setembro de 2018, ao abrigo do artigo 25.º, n.º 2, alínea k) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, delibera:

  1. Saudar o Dia Mundial do Animal;
  2. Saudar e homenagear todas as associações zoófilas, em particular as de Lisboa e todos os movimentos cívicos em prol do bem-estar animal pelo seu incansável trabalho, empenho e dedicação em ajudar e atribuir uma melhor qualidade de vida aos animais da nossa cidade;
  3. Louvar o trabalho destas associações e movimentos cívicos que, na maioria das vezes, complementa o trabalho da autarquia no que diz respeito à recolha, tratamento e alojamento dos animais errantes ou abandonados na nossa cidade;
  4. Louvar todos os médicos-veterinários que diariamente zelam pela saúde dos nossos animais;
  5. Homenagear a vida animal, que se manifesta todos os dias através de diferentes espécies que coabitam connosco a Terra e em particular a cidade de Lisboa, reforçando o compromisso em promover uma sociedade mais consciente e de maior respeito por todas as formas de vida.
  6. Enviar o presente voto de louvor às associações e movimentos cívicos de proteção animal, à Ordem dos Médicos Veterinários e aos médicos veterinários que exercem funções na Câmara Municipal.

 

Lisboa, 03 de Outubro de 2018,

O Grupo Municipal do

Pessoas – Animais – Natureza

Miguel Santos                                                          Inês de Sousa Real

 

Leave a Reply