Bicicletas \u2013 Mais Estacionamento e Transporte nos Autocarros<\/a><\/strong><\/p>\n\n\n\n De acordo com o Programa Nacional para a\nPromo\u00e7\u00e3o da Atividade F\u00edsica, em Portugal 80% dos adultos n\u00e3o pratica a\natividade de exerc\u00edcio f\u00edsico ou desporto recomendada pela Organiza\u00e7\u00e3o Mundial\nda Sa\u00fade, tendo os mais jovens padr\u00f5es semelhantes: 64% das crian\u00e7as com 10-11\nanos s\u00e3o pouco ativas fisicamente, e mais de 95% dos jovens com 16-17 anos tamb\u00e9m.\nPor\u00e9m, sabe-se que a atividade f\u00edsica diminui o risco de obesidade e uma\nvariedade de doen\u00e7as como a doen\u00e7a coron\u00e1ria, a hipertens\u00e3o, a trombose (AVC), o\ns\u00edndrome metab\u00f3lico, a diabetes tipo II, o cancro da mama e colorretal e a depress\u00e3o. A falta de atividade da popula\u00e7\u00e3o\nreflete-se na despesa com sa\u00fade, pois, estima-se que se mesmo que somente\nmetade (50%) da popula\u00e7\u00e3o portuguesa n\u00e3o praticasse atividade f\u00edsica, os custos\nseriam de cerca de 900 milh\u00f5es de euros. <\/p>\n\n\n\n As desloca\u00e7\u00f5es quotidianas s\u00e3o uma forma\nposs\u00edvel de introduzir exerc\u00edcio ligeiro no dia-a-dia, pelo que incentivar os\nmeios de mobilidade ativa, nomeadamente caminhada e bicicleta, \u00e9, por diversos\nmotivos, de grande relev\u00e2ncia, para al\u00e9m da central quest\u00e3o ambiental e da\nambicionada neutralidade carb\u00f3nica.<\/p>\n\n\n\n A autarquia de Lisboa nos \u00faltimos anos,\nem conson\u00e2ncia com outras cidades, tem executado diversas infraestruturas no\nsentido de incentivar o uso de bicicletas.<\/p>\n\n\n\n No passado dia 25 de setembro foi\naprovada em Reuni\u00e3o de C\u00e2mara a \u201cVis\u00e3o Estrat\u00e9gica para a Mobilidade de Lisboa\n2030\u201d. Esta estrat\u00e9gia, que se encontra para aprecia\u00e7\u00e3o nesta Assembleia, refere\nque a C\u00e2mara Municipal pretende expandir a rede de ciclovias para em 6 anos\ntriplicar o total de viagens em bicicleta.<\/p>\n\n\n\n O Grupo Municipal do PAN, desde o\nmandato passado que apresentou diversas recomenda\u00e7\u00f5es[1]<\/a> em mat\u00e9ria de mobilidade\nsuave e de incentivo \u00e0 utiliza\u00e7\u00e3o da bicicleta enquanto alternativa ao ve\u00edculo\nmotorizado individual, com o objetivo de potenciar o uso de transportes\np\u00fablicos e os modos suaves em rede.<\/p>\n\n\n\n Considerando que:<\/p>\n\n\n\n
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