recomenda\u00e7\u00e3o ao Governo<\/a> no sentido de que as crian\u00e7as que ingressam pela primeira vez no pr\u00e9-escolar ou que transitam para o 1.\u00ba ciclo possam ser acompanhadas pelos pais ou encarregados de educa\u00e7\u00e3o durante um per\u00edodo transit\u00f3rio. \u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/p>\n\n\n\n\u201cO in\u00edcio de ano letivo para as crian\u00e7as que ingressam pela primeira vez no sistema de ensino ou que transitam para o 1.\u00ba ciclo \u00e9 habitualmente marcado por expectativas, ansiedades e receios, tanto por parte dos alunos como dos pais e encarregados de educa\u00e7\u00e3o. Neste ano, o contexto epidemiol\u00f3gico em que vivemos \u00e9 fonte de maiores interroga\u00e7\u00f5es e anseios por parte de toda a comunidade educativa<\/em>\u201d, declara a deputada do PAN, Bebiana Cunha. Da\u00ed que, defende, \u201cn\u00e3o deve ser sonegado a estas crian\u00e7as o direito de poderem ser acompanhadas no primeiro dia e por um per\u00edodo transit\u00f3rio pelo encarregado de educa\u00e7\u00e3o ou pessoa significativa, como parte fundamental para a constru\u00e7\u00e3o da (auto)confian\u00e7a da crian\u00e7a e sua tranquiliza\u00e7\u00e3o, em nome do seu superior bem-estar<\/em>\u201d.<\/p>\n\n\n\nA proposta do PAN vai no sentido de os pais\/m\u00e3es\/encarregados de educa\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as que ingressam pela primeira vez no jardim de inf\u00e2ncia ou no 1.\u00ba ciclo possam ter acesso ao recinto escolar e acompanhar as crian\u00e7as no primeiro dia de escola e durante um per\u00edodo transit\u00f3rio. \u00c0 data, em documento conjunto, as orienta\u00e7\u00f5es conjuntas entre a Dire\u00e7\u00e3o-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), Dire\u00e7\u00e3o-Geral da Educa\u00e7\u00e3o (DGE) e a DGS v\u00e3o no sentido de que as crian\u00e7as devem ser entregues \u00e0 porta do estabelecimento pelo seu encarregado de educa\u00e7\u00e3o, ou por pessoa por ele designada, e recebidas por um profissional destacado para o efeito, evitando assim a circula\u00e7\u00e3o de pessoas externas no interior do recinto. Em contrapartida, no mesmo documento, \u00e9 reconhecida, por\u00e9m, a necessidade de “estar atento ao bem-estar das crian\u00e7as e responder \u00e0s necessidades emocionais, f\u00edsicas e cognitivas das mesmas, uma vez que o desenvolvimento e a aprendizagem s\u00e3o indissoci\u00e1veis”.<\/p>\n\n\n\n
No entender do PAN, crian\u00e7as, escolas e pais\/encarregados de educa\u00e7\u00e3o devem conjuntamente fazer parte ativa desta importante etapa de transi\u00e7\u00e3o para milhares de crian\u00e7as que, neste ano excecional, ingressam pela primeira vez na creche\/jardim de inf\u00e2ncia ou que transitam para o 1.\u00ba ciclo. \u201cN\u00e3o nos podemos esquecer que o contexto da COVID-19 levou ao encerramento dos estabelecimentos de ensino, e h\u00e1 v\u00e1rias que se mantiveram crian\u00e7as afastados destas rotinas, sendo a transi\u00e7\u00e3o para um novo ciclo particularmente desafiante<\/em>\u201d, justifica a deputada.<\/p>\n\n\n\nPara Bebiana Cunha, resulta claro que \u201cos membros da comunidade educativa, s\u00e3o os primeiros interessados em que sejam cumpridos, se fa\u00e7am cumprir e se monitorizem as medidas de prote\u00e7\u00e3o<\/em>\u201d. Com as regras devidamente estabelecidas, entre as quais a defini\u00e7\u00e3o de percursos de entrada-sa\u00edda e o cumprimento do distanciamento, \u201cas crian\u00e7as dever\u00e3o poder ser acompanhadas no primeiro dia de escola e durante um per\u00edodo transit\u00f3rio pela m\u00e3o de um progenitor ou familiar designado<\/em>\u201d, remata.<\/p>\n\n\n\n