O acesso \u00e0 educa\u00e7\u00e3o \u00e9 um direito fundamental, um bem p\u00fablico e uma responsabilidade coletiva.<\/p>\n\n\n\n
Celebramos hoje o Dia Internacional da Educa\u00e7\u00e3o em cumprimento da Resolu\u00e7\u00e3o adotada pelas Na\u00e7\u00f5es Unidas a 3 de dezembro de 2018, reconhecendo o contributo essencial da educa\u00e7\u00e3o na constru\u00e7\u00e3o de uma sociedade plena e plural em prol dos Objetivos do Mil\u00e9nio.<\/p>\n\n\n\n
A educa\u00e7\u00e3o \u201caumenta a produtividade dos indiv\u00edduos e fortalece o potencial de crescimento econ\u00f3mico, desenvolve as compet\u00eancias necess\u00e1rias para o trabalho e para o desenvolvimento sustent\u00e1vel, (\u2026) ajuda a erradicar a pobreza e a fome, contribui para melhorar a sa\u00fade, promove a igualdade, a paz, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos.\u201d<\/p>\n\n\n\n
Infelizmente, em Portugal a classe docente continua sem direitos garantidos. Que pa\u00eds pode assegurar uma educa\u00e7\u00e3o plena, quando n\u00e3o assegura os direitos daqueles que transmitem o conhecimento a v\u00e1rias gera\u00e7\u00f5es?<\/p>\n\n\n\n
Quantos professores est\u00e3o hoje deslocados a mais de 200 e 300 km da sua \u00e1rea de resid\u00eancia, afastados das suas fam\u00edlias e dos seus lares, sendo v\u00edtimas de um modelo de contrata\u00e7\u00e3o obsoleto que o Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o teima em perpetuar?<\/p>\n\n\n\n
A luta dos Professores pede-nos uma reflex\u00e3o coletiva sobre aquilo que queremos para o futuro da Educa\u00e7\u00e3o em Portugal. Mas o sistema que temos, a lenta progress\u00e3o na carreira, os hor\u00e1rios sobrecarregados, n\u00e3o acompanhados de justa remunera\u00e7\u00e3o, s\u00e3o hoje um claro entrave ao desenvolvimento do sistema p\u00fablico de ensino.<\/p>\n\n\n\n
N\u00e3o esque\u00e7amos ainda aqueles que n\u00e3o conseguem entrar no concurso geral, ficando sujeitos a uma vida de precariedade, como acontece no Ensino das Escolas Art\u00edsticas.<\/p>\n\n\n\n
Em Lisboa, na Escola Ant\u00f3nio Arroio, por exemplo, luta-se h\u00e1 v\u00e1rios anos pelo estabelecimento de um v\u00ednculo profissional. Falamos de uma escola que lidera os primeiros lugares do ranking das escolas p\u00fablicas a n\u00edvel nacional e que n\u00e3o d\u00e1 o exemplo de integra\u00e7\u00e3o dos seus professores no quadro docente. Infelizmente, n\u00e3o \u00e9 caso \u00fanico.<\/p>\n\n\n\n
Neste dia, os portugueses devem ser todos professores, para que exista uni\u00e3o e defesa de um dos pilares fundamentais da nossa sociedade.<\/p>\n\n\n\n
Face do exposto, vem o Grupo Municipal do PAN propor que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sess\u00e3o Ordin\u00e1ria de 24 de janeiro de 2023, delibere:<\/p>\n\n\n\n
1 \u2013 Saudar o Dia Internacional da Educa\u00e7\u00e3o;<\/p>\n\n\n\n
2 \u2013 Saudar e homenagear todas e todos os Professores, Educadores, Auxiliares de Ac\u00e3o Educativa, Psic\u00f3logos Educacionais e Assistentes Sociais que trabalham nas Escolas, Associa\u00e7\u00f5es\/Sindicatos e todos aqueles que contribuem diariamente para o funcionamento das Escolas em Portugal.<\/p>\n\n\n\n
3 \u2013 Dar conhecimento deste voto \u00e0s Federa\u00e7\u00f5es e Sindicatos: FENPROF, S.T.O.P., SIPE, SPGL, FNE, PR\u00d3-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SNEPSU E SPLIU.<\/p>\n\n\n\n
4 – Dar conhecimento deste voto \u00e0 Ordem dos Psic\u00f3logos Portugueses, \u00e0 Associa\u00e7\u00e3o de Profissionais de Servi\u00e7o Social e \u00e0 Escola Art\u00edstica Ant\u00f3nio Arroio.<\/p>\n\n\n\n
Pelo Grupo Municipal <\/p>\n\n\n\n
Pessoas – Animais – Natureza<\/p>\n\n\n\n
Ant\u00f3nio Morgado valente<\/p>\n\n\n\n
(DM PAN)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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