1. Vamos de f\u00e9rias!<\/strong><\/p>\n\n\n\n Este per\u00edodo de lazer que se apresenta como um misto de pr\u00e9mio pelo trabalho realizado e de respeito por uma necessidade de descanso, tem repercuss\u00f5es positivas na vida pessoal e profissional e est\u00e1 directamente relacionado com a actividade tur\u00edstica: uma das maiores e mais importantes actividades econ\u00f3micas \u00e0 escala planet\u00e1ria. Uma actividade aparentemente ben\u00e9fica para todos mas que possui um reverso da medalha: o turismo pela sua natureza e dimens\u00e3o enquanto actividade planet\u00e1ria \u00e9 tamb\u00e9m das actividades com mais impactos negativos no ambiente e no tecido social dos locais visitados.<\/p>\n\n\n\n 2. A sustentabilidade do turismo<\/strong><\/p>\n\n\n\n A necessidade intr\u00ednseca de f\u00e9rias, de quebra com a rotina e de se estabelecer uma liga\u00e7\u00e3o \u00e0 natureza e a novas culturas, deu ao turismo uma import\u00e2ncia crescente e com o tempo foi-se industrializando e afastando do necess\u00e1rio equil\u00edbrio com os ecossistemas e com as sociedades onde se realiza. A ideia geral de que se trata de uma actividade in\u00f3cua esconde a exist\u00eancia de impactos de diversa natureza, desde um uso intenso de transportes que utilizam energias f\u00f3sseis, uma alimenta\u00e7\u00e3o muitas vezes descontextualizada, ao uso excessivo de recursos limitados, motivando conflitos graves com a popula\u00e7\u00e3o local. Debaixo da mesma actividade econ\u00f3mica existem tanto as mais sustent\u00e1veis experi\u00eancias de lazer como tamb\u00e9m as mais deplor\u00e1veis \u201cn\u00f3doas\u201d, como \u00e9 o caso do turismo sexual ou de alguns contextos onde a popula\u00e7\u00e3o local \u00e9 explorada para proporcionar um turismo a baixo custo para quem tem um elevado poder de compra.<\/p>\n\n\n\n A complexidade dos produtos tur\u00edsticos, muitas vezes vendidos em pacotes sem informa\u00e7\u00e3o nem certifica\u00e7\u00e3o, leva um desconhecimento generalizado do que est\u00e1 por detr\u00e1s de todos os elementos que comp\u00f5em as experi\u00eancias que s\u00e3o vendidas muitas vezes como algo paradis\u00edaco. E embora o incentivo de produtos de turismo sustent\u00e1vel seja da responsabilidade de governos, das ag\u00eancias tur\u00edsticas e dos agentes que os produzem e vendem, est\u00e1 nas m\u00e3os dos consumidores um importante papel que se deve evidenciar.<\/p>\n\n\n\n 3. O poder de cidad\u00e3o na cria\u00e7\u00e3o de um turismo mais amigo do planeta<\/strong><\/p>\n\n\n\n O turismo \u00e9 assim uma actividade que pode possuir impactos muito negativos na sociedade e no ambiente ou pode tamb\u00e9m ser um importante contributo para alcan\u00e7armos um planeta mais sustent\u00e1vel. Mas o que podemos fazer para conseguirmos f\u00e9rias mais sustent\u00e1veis? Vejamos algumas ideias a seguir:<\/p>\n\n\n\n Antes das f\u00e9rias: Pesquisar, obter informa\u00e7\u00e3o, e planear cuidadosamente as f\u00e9rias; Preferir viagens curtas e evitar destinos onde o turismo perpetua injusti\u00e7as sociais e possui fortes impactos ambientais negativos; Medir a pegada de carbono a realizar e reduzi-la tanto quanto poss\u00edvel; Escolher agentes (empresas que v\u00e3o contribuir para o produto tur\u00edstico que compramos) certificados ou comprometidos com pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis e \u00e9ticas; Aprender um pouco da l\u00edngua e dos costumes do local a visitar; Escolher transportes que possuam menor impacto ambiental negativo.<\/p>\n\n\n\n Durante as f\u00e9rias: Respeitar as comunidades visitadas; Poupar recursos (\u00e1gua, energia, alimentos, \u2026); Usar os transportes e o com\u00e9rcio local; Escolher lembran\u00e7as e compras relacionadas e que apoiem a cultura local; N\u00e3o participar em actividades que explorem animais selvagens ou em cativeiro ou que danifiquem o ambiente; Deixar a vida selvagem como a encontra e nunca alimente animais; Usar roupas adequadas; Pedir autoriza\u00e7\u00e3o para tirar fotos; Preferir alimenta\u00e7\u00e3o local, produzida de forma sustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n Depois das f\u00e9rias: Reflectir sobre o impacto dos diversos elementos e o resultado das decis\u00f5es tomadas; colaborar com iniciativas sociais e ambientais sustent\u00e1veis com as quais se tenha contactado; Apresentar reclama\u00e7\u00f5es e propostas de melhoria a todos os agentes tur\u00edsticos que poderiam ter tido um melhor desempenho ambiental e social.<\/p>\n\n\n\n Aumentar a sustentabilidade do turismo depende de todos, mas em particular do poder dos consumidores em tomar as decis\u00f5es adequadas. Est\u00e1 bem nas nossas m\u00e3os fazer um turismo mais PAN que tenha em considera\u00e7\u00e3o a necessidade de criar benef\u00edcios duradouros nas pessoas, nos animais e na natureza dos locais que visitamos. Sejamos mais sustent\u00e1veis, tamb\u00e9m durante as f\u00e9rias!<\/p>\n\n\n\n 4. Mais informa\u00e7\u00e3o sobre como ser um turista mais respons\u00e1vel<\/strong><\/p>\n\n\n\n https:\/\/www.tourismconcern.org.uk<\/a>(em ingl\u00eas) ONG que luta contra problemas de direitos humanos, sociais e ambientais no turismo<\/p>\n\n\n\n http:\/\/sdt.unwto.org\/about-10yfp-stp<\/a>(em ingl\u00eas) Rede de turismo sustent\u00e1vel da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial do Turismo<\/p>\n\n\n\n www.tourism4development2017.org\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/tips_web_es.pdf<\/a>(em espanhol) Conselhos pr\u00e1ticos da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial do Turismo<\/p>\n\n\n\n