Estamos todos familiarizados com a enorme quantidade de trafego a circular dentro dos grandes centros urbanos e tamb\u00e9m com os famosos e aparentemente inevit\u00e1veis engarrafamentos nas entradas e sa\u00eddas. Esta rotina aumenta os n\u00edveis de stress bem como as doen\u00e7as a ele associadas, e rouba tantas horas de vida a tantos portugueses, que acaba por corresponder a v\u00e1rios dias num ano. <\/p>\n\n\n\n
Acresce a tudo isto que o parque autom\u00f3vel \u00e9 na sua maioria movido a combust\u00edveis fosseis, que emitem part\u00edculas nocivas para a sa\u00fade humana e gases que contribuem para as altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas. O impacto deste enorme trafego autom\u00f3vel e do combust\u00edvel desperdi\u00e7ado no p\u00e1ra-arranca na polui\u00e7\u00e3o das nossas cidades e nas carteiras dos portugueses \u00e9 enorme.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9, portanto, fundamental mitigar este problema e criar um ambiente urbano sustent\u00e1vel e funcional para quem tem de se deslocar at\u00e9 e dentro dos centros urbanos. Claramente existe a necessidade de reduzir drasticamente o n\u00famero de ve\u00edculos a circular nas cidades. Mas h\u00e1 tamb\u00e9m que refletir: o que leva tantas pessoas a continuarem a usar o autom\u00f3vel e sujeitarem-se a filas intermin\u00e1veis diariamente? Ser\u00e1 que n\u00e3o tem alternativas?<\/p>\n\n\n\n
Para quem precisa de se deslocar diariamente aos centros urbanos o transporte p\u00fablico deve ou deveria ser sempre a primeira escolha. O transporte p\u00fablico coletivo el\u00e9trico \u00e9 a forma mais sustent\u00e1vel de deslocar o maior n\u00famero de pessoas. Se n\u00e3o \u00e9 usado, ent\u00e3o h\u00e1 que adequar a oferta \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Dentro da cidade h\u00e1 que continuar a promover as condi\u00e7\u00f5es para que a chamada mobilidade suave ganhe cada vez mais adeptos. Andar a p\u00e9 ou de bicicleta faz bem \u00e0 sa\u00fade e n\u00e3o congestiona a circula\u00e7\u00e3o. A implementa\u00e7\u00e3o de redes de bicicletas partilhadas e a cria\u00e7\u00e3o de zonas de circula\u00e7\u00e3o partilhada entre pessoas e ve\u00edculos s\u00e3o medidas importantes nesse sentido. Circular em motos el\u00e9tricas \u00e9 tamb\u00e9m uma forma alternativa de desloca\u00e7\u00e3o r\u00e1pida e n\u00e3o poluente. No pr\u00f3ximo ano, por iniciativa do PAN, a aquisi\u00e7\u00e3o destes ve\u00edculos ser\u00e1 custeada em 10% pelo Estado.<\/p>\n\n\n\n
O autom\u00f3vel continuar\u00e1 a ser necess\u00e1rio para o transporte de pessoas e mercadorias na cidade, mas a aposta ter\u00e1 de ser na utiliza\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos n\u00e3o poluentes e no chamado carsharing. A grande maioria dos autom\u00f3veis passam a maior parte do dia estacionados, portanto para muitas pessoas era muito mais vantajoso prescindir do carro pr\u00f3prio e usar um carro partilhado.<\/p>\n\n\n\n
Estamos em 2017 e os desenvolvimentos tecnol\u00f3gicos na \u00e1rea do transporte autom\u00f3vel t\u00eam sido enormes. Em poucos anos o ve\u00edculo el\u00e9trico passou de sonho a realidade e \u00e9 hoje uma alternativa s\u00f3lida aos ve\u00edculos a combust\u00e3o como milhares de portugueses j\u00e1 podem comprovar. O Estado portugu\u00eas, tamb\u00e9m com est\u00edmulo do PAN, tem \u00faltimos anos contribu\u00eddo para este desenvolvimento substituindo a sua frota, promovendo a instala\u00e7\u00e3o de postos de carregamento por todo o pa\u00eds e dando incentivos \u00e0 sua aquisi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Os novos autom\u00f3veis v\u00eam j\u00e1 equipados com um conjunto de tecnologias como c\u00e2maras e sensores que permitem evitar muitos acidentes e atropelamentos, pois s\u00e3o capazes de captar e processar informa\u00e7\u00e3o e reagir de uma forma que n\u00e3o est\u00e1 ao alcance dos humanos.<\/p>\n\n\n\n
Num futuro pr\u00f3ximo, os ve\u00edculos ser\u00e3o capazes de assumir completamente a tarefa de condu\u00e7\u00e3o. Ser\u00e1 sem d\u00favida uma realidade que deixar\u00e1 muitos incr\u00e9dulos, mas com estes ve\u00edculos \u2013 seja em forma de carsharing ou de transporte p\u00fablico \u2013 conseguiremos certamente reduzir a sinistralidade e otimizar a circula\u00e7\u00e3o de trafego autom\u00f3vel. O futuro \u00e9 promissor e depende de cada um de n\u00f3s fazer com que ele seja realidade.<\/p>\n\n\n\n
1 de dezembro de 2017<\/strong><\/p>\n\n\n\n Estamos todos familiarizados com a enorme quantidade de trafego a circular dentro dos grandes centros urbanos e tamb\u00e9m com os famosos e aparentemente inevit\u00e1veis engarrafamentos nas entradas e sa\u00eddas. Esta rotina aumenta os n\u00edveis de stress bem como as doen\u00e7as a ele associadas, e rouba tantas horas de vida a tantos portugueses, que acaba por […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"om_disable_all_campaigns":false,"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[362],"tags":[368],"class_list":["post-5724","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-pan","tag-opiniao"],"acf":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5724","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=5724"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5724\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=5724"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=5724"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/pan.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=5724"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}Helder Capelo, membro da Comiss\u00e3o Pol\u00edtica Nacional<\/h3>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"