Propostas

LEGISLATIVAS 2015

“O PAN propõe semear ideias para os próximos quatro anos que visam alterar consciências e contribuir para a transformação da sociedade, de acordo com valores éticos e ecológicos fundamentais. Novas políticas para credibilizar a democracia, devolver a felicidade e o bem-estar às pessoas, proteger a nossa casa comum – o ecossistema, e dignificar moral e juridicamente a vida e a existência dos animais que connosco partilham o planeta: estes são os desafios que propomos.

sta candidatura apresenta soluções credíveis, não demagógicas, porventura audazes, mas que promovem a estabilidade e a harmonia a prazo e que se constituem como garantia de uma alternativa ética ao momento que vivemos: de imposições ideológicas, de logros políticos, da captura do estado por interesses privados, do esgotar de um projecto civilizacional que tem o seu fundamento no antropocentrismo e na acumulação de riqueza.

O PAN, com a defesa das suas três causas maiores, responde aos apelos e anseios de uma parte muito significativa da sociedade, e de um número cada vez maior de portugueses insatisfeitos e excluídos com as propostas políticas apresentadas.

O PAN propõe uma visão e um caminho de sociedade que vão ao encontro das expectativas de muitas/os portuguesas/es, convidando todos os restantes a conhecer e reconhecerem-se nos ideais PAN.

Apresenta-se a seguir um programa eleitoral com medidas integradoras e abrangentes, que visa dar respostas em muitos domínios da vida nacional e que ambiciona um país e uma sociedade onde todos os seres, humanos e não humanos, possam viver numa harmonia tão ampla quanto possível, com bem-estar e felicidade.

O que une e separa as pessoas não são as diferenças, mas os seus valores. Pedimos às portuguesas e portugueses que se unam em torno desta candidatura que não tem adversários. Esta é uma candidatura progressista, irreverente, sem demagogia, e que traz uma nova dimensão ética e de avanço civilizacional a Portugal."

Para continuar a ler o Programa Político para as Eleições Legislativas de 2015 clique aqui.

EUROPEIAS 2014

“Precisamos de voltar a ter esperança num futuro melhor, cientes de que, como dizia o activista social Howard Zinn, ter esperança em tempos de crise não é uma tolice romântica - é saber que a história humana não é só uma história de crueldade, é também uma história de compaixão, de sacrifício, de coragem e de bondade.

O que enfatizarmos nesta história vai determinar as nossas vidas. Se só virmos o pior, a nossa capacidade de fazer algo será destruída. Mas se nos lembrarmos dos inúmeros tempos e lugares em que houve gente que se comportou de forma magnífica, teremos a energia necessária para agir.

O programa que se segue representa uma visão global do PAN em relação à União Europeia e não apenas um conjunto de propostas a serem abordadas no âmbito das competências dos eurodeputados e do Parlamento Europeu.”

Para continuar a ler o Programa Político para as Eleições Europeias de 2014 clique aqui

LEGISLATIVAS 2011

“O PAN defende uma sociedade onde todos os seres sencientes, humanos e não humanos, possam viver numa harmonia tão ampla quanto possível, com bem-estar e felicidade. Os interesses humanos e animais devem ser igualmente considerados e, quando pareçam estar em conflito, deve procurar-se a solução eticamente mais justa, tendo em conta as suas especificidades.

No que respeita às históricas tomadas de consciência moral e ética da humanidade, a recusa do esclavagismo, do racismo e do sexismo deve completar-se com a da discriminação baseada na espécie, pois os preconceitos esclavagistas, racistas, sexistas e especistas têm uma mesma natureza injustificável: a presunção de superioridade e do direito a maltratar, oprimir e explorar outros seres só por se ter mais poder, um diferente tipo de inteligência ou pertencer a uma raça, sexo ou espécie diferentes.

Apresenta-se a seguir um programa abrangente, que visa ser alternativa em todos os domínios da vida nacional, mas em que Portugal é repensado a partir da relação entre homens, animais e natureza e da assunção de um novo paradigma mental, ético, cultural e civilizacional.”

Para continuar a ler o Programa Político para as Eleições Legislativas de 2011 clique aqui