A Representação Parlamentar do PAN/Açores denunciou aos órgãos de polícia criminal a prática de factos relativos à suspeita de maus tratos aos touros que participaram na tourada à corda na freguesia da Agualva, no passado dia 17 de Agosto, culminando na morte daqueles. A Representação Parlamentar ainda irá entregar um requerimento dirigido ao Governo onde pede explicações sobre o sucedido.
O PAN/Açores teve conhecimento, por intermédio de diversas denúncias que lhe chegaram, que no passado dia 17 de Agosto foi realizada uma tourada à corda com touros puros na freguesia da Agualva, concelho da Praia da Vitória, onde os animais ficaram gravemente feridos, acabando por falecer na sequência das lesões causadas durante a realização da respetiva tourada à corda.
Para o efeito, o PAN/Açores de imediato promoveu a denuncia da situação junto dos órgãos de polícia criminal a fim de averiguar-se a veracidade dos factos com a maior celeridade possível, devendo adoptar-se as medidas tidas por convenientes para cumprimento dos preceitos de proteção e bem-estar animal, estando a aguardar.
Em paralelo, o PAN/Açores entregará um requerimento dirigido ao Governo a solicitar explicações sobre os factos que ocorreram nessa tarde de 17 de Agosto, com o intuito de apurar responsabilidades e adoptar medidas preventivas para evitar a recorrência desses episódios.
“Os padrões de bem-estar animal são transversais a todos os animais, e a atividade tauromáquica colide com esses padrões, são incompatíveis! Prova disso foi o que aconteceu na Agualva, que, lamentavelmente, não é caso isolado. A gravidade da situação foi tal, que nem os promotores do evento conseguiram abafar os gritos de revolta da população. Assistimos a um despertar de mentalidades para o sofrimento animal na tauromaquia.”, defende o Deputado Pedro Neves.
O partido lembra, por fim, que entregou na Assembleia Legislativa Regional uma iniciativa legislativa que pretende o fim das atividades tauromáquicas nos Açores, encontrando-se a aguardar a sua subida a Plenário para discussão e votação.