Circulou online a imagem de um trecho de uma moção entregue na Assembleia Municipal da Moita e assinada pela representante eleita do PAN Moita sobre maus tratos a cavalos e uso de veículos de tração animal neste concelho, entretanto retirada sem votação.
Neste trecho, e contra os princípios defendidos pelo PAN, há uma referência étnica que o partido condena e da qual se desvincula total e perentoriamente, uma vez que os seus valores se pautam pela igualdade plena e pela não discriminação.
Confrontada com as declarações da Deputada Municipal, a Comissão Política Permanente do PAN contactou de imediato a mesma, que colocou o cargo à disposição, tendo sido aceite, uma vez que não existem condições políticas para a prossecução das suas funções.
Apesar de serem legítimas e reais as preocupações em relação a maus tratos a animais num contexto de alto desgaste local por continuadas denúncias ignoradas pela lei e pelas autoridades, tal facto em nada se interliga com grupos, comunidades ou determinadas etnias, mas sim com comportamentos individuais que carecem de sensibilização e com vazios legais que têm de ser resolvidos com urgência.
O PAN reforça que a moção foi retirada sem votação e lamenta profundamente esta situação, apresentando o seu pedido de desculpas a todas e todos os cidadãos que se possam ter sentido discriminados ou desidentificados com esta referência imprópria.