Na sequência de um debate no Parlamento sobre uma proposta para a implementação de um projecto-piloto para a semana de quatro dias nos Açores, o Deputado da Representação Parlamentar do PAN/Açores reafirmou o seu apoio à iniciativa, conforme, aliás, já o havia reiterado numa proposta de alteração ao Orçamento Regional para 2024, que acabou por ser rejeitada.
Durante o debate, o Deputado do partido, Pedro Neves, realçou que, num contexto em que a saúde mental se apresenta como um dos principais desafio actuais mundiais, que se estende à Região, torna-se essencial adoptar políticas que promovam um estilo de vida mais equilibrado e saudável, nomeadamente por intermédio desta iniciativa, que se apresenta como uma solução eficaz para a melhoria da qualidade de vida da população açoriana, redução e custos e minimização dos impactes ambientais, através da diminuição dos consumos energéticos e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente do capital humano, sem que se comprometa o fluxo de trabalho, a produtividade e a eficiência dos trabalhadores e empresas.
O parlamentar sublinhou que existem, inclusive, estudos que comprovam o aumento da produtividade e satisfação dos trabalhadores em modelos de trabalho híbrido, sem prejuízo de constituir um importante contributo para atracção e retenção de talentos, combate ao desemprego e absentismo laboral, redução dos casos de burnout, e promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e eficiente.
“A semana de 4 dias de trabalho é uma inevitabilidade e devemos iniciar essa transição de forma gradual para que todos de adaptem. O PAN/Açores continuará a lutar pela implementação de políticas progressistas que promovam o bem-estar das pessoas, a sustentabilidade e a inovação no mercado de trabalho. A semana de 4 dias é um passo importante para a construção de um futuro mais sustentável, produtivo e equilibrado para a população açoriana”.