Agricultura, Mar e FlorestasAmbienteDireitos Sociais e HumanosPorto

PAN Porto garante mais hortas comunitárias na cidade

Hortas

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza apresentou uma recomendação que insta o Executivo Municipal a criar mais hortas comunitárias/urbanas na cidade do Porto, aprovada por unanimidade em sede de Assembleia Municipal esta segunda-feira.

Como o PAN enumera no documento apresentado, as hortas urbanas/comunitárias revestem-se de grande importância desde logo pelo que representam na promoção da sustentabilidade, no acesso a bens alimentares de forma acessível, na qualidade de vida das pessoas, na promoção da saúde mental, no desenvolvimento local, na requalificação de espaços municipais e na regeneração dos próprios solos, entre outros.

“Para além de todos os benefícios já conhecidos das hortas urbanas/comunitárias, estas representam ainda um mecanismo que atribui meios para se alcançar uma alimentação mais saudável e, ao mesmo tempo, a custos finais mais acessíveis, o que se torna fundamental para muitas famílias no atual contexto socioeconómico que vivenciamos.” – afirma Bebiana Cunha, deputada municipal do Porto e deputada à Assembleia da República. 

No Porto, existem 13 hortas urbanas/comunitárias. No entanto, são também mais de cem as pessoas que se encontram em lista de espera no munícipio.  Reforçou a deputada municipal que “segundo o que alguns destes munícipes nos relataram recentemente, o tempo de espera tem sido bastante mais elevado do que seria desejado. Estes dados evidenciam o interesse das pessoas do Porto nas hortas urbanas/comunitárias e devem traduzir-se, agora, em mais espaços com esta finalidade.”