Discurso do Deputado Municipal do PAN António Morgado Valente na 26ª Sessão da Assembleia Municipal de Lisboa, que teve lugar a 7 de junho, e em que decorreu a eleição do Provedor dos Animais da cidade:
“A Provedoria do Animal é um assunto bandeira para o PAN.
A escolha do Provedor deve ser feita com base em critérios objetivos, curriculares e proximidade com a causa de TODOS os animais, sejam eles de companhia, pecuária ou silvestres.
Não obstante se encontrar em vigor um regulamento, a nomeação não se baseia no procedimento mais transparente e legítimo para a sua escolha, não exigindo a audição de parceiros com trabalho reconhecido na área da proteção e bem-estar animal.
Não obstante, tarde, mas bem, foram promovidas audições de representantes de várias associações, tendo sido unânime que o nome apresentando não se enquadra no perfil desejado à função.
Ainda assim, o executivo faz tábua rasa das reivindicações apresentadas e da contestação associada ao nome proposto.
Nas audições ficamos a conhecer melhor Pedro Paiva e constatamos tratar-se de uma pessoa proactiva e com vontade de dar resposta às questões do bem-estar animal na cidade de Lisboa. Pelo que temos expetativas para o futuro, mas não podemos esquecer a ausência de auscultação em seu devido tempo do PAN – único partido animalista – e das associações que trabalham no terreno .
Consideramos que se tratou de um processo unilateral e pouco transparente por parte deste executivo.”