No que diz respeito à sustentabilidade ambiental e energética, e para que se cumpram os objetivos relacionados com o combate às alterações climáticas, à minimização da dependência do petróleo e à atenuação do impacto ambiental dos transportes, torna-se absolutamente necessário que um concelho como o Barreiro, outrora conhecido com uma das cidades mais poluídas do país e ainda hoje vulgarmente associada a essa ideia, esteja na linha da frente na utilização de energias limpas e no combate à poluição. Assim, é imperativo que a totalidade da frota dos Transportes Coletivos do Barreiro seja renovada com a aquisição de autocarros movidos a eletricidade, configurando essa opção um interesse estratégico para a redução de emissões nacionais de gases com efeito de estufa pela via da descarbonização dos transportes, além de a médio prazo configurar uma opção menos onerosa para os contribuintes, quer pelo menor custo do combustível utilizado quer pelas mais baixas faturas das manutenções dos veículos em causa.
Também em relação à utilização de automóveis particulares urge dotar a cidade de postos de carregamento acessíveis ao público, quer em zonas de maior densidade habitacional quer em interfaces públicos, a fim de garantir que no Barreiro os automóveis elétricos possam circular e estacionar sem quaisquer problemas.
O partido considera ainda prioritária a introdução massiva de equipamentos que permitam o aproveitamento em larga escala das energias solar e eólica em edifícios públicos, escolas, pavilhões desportivos, quartéis de bombeiros, piscinas e iluminação pública, assim como o estabelecimento de medidas de ação que minimizem o impacto da produção resíduos urbanos no município.
A candidatura do PAN ao Barreiro dá especial atenção às questões relacionadas com a assistência às pessoas idosas e com deficiêncianum concelho em que a população idosa representa cerca de 25% da população. Para além de campanhas de sensibilização e melhoria das acessibilidades, o partido acredita ser possível implementar um sistema municipal de teleassistência que permita melhorar a funcionalidade e autonomia desta população, proporcionando uma resposta imediata em situação de urgência/emergência, bem como o apoio na solidão em situações de vulnerabilidade ou dependência.
Esta candidatura vê como decisiva a atitude a tomar no que concerne à proteção, saúde e bem-estar animal. De facto, existindo uma clara evolução e mudança de paradigma na atuação municipal relativamente aos Animais, hoje compete à autarquia um papel decisivo e de maior destaque nessas áreas, nomeadamente no combate a maus tratos, abandono e falta de condições de alojamento.
“Há que criar um Regulamento Animal que identifique e clarifique todos os procedimentos a adotar pela autarquia, incluindo o funcionamento do Centro de Recolha Oficial, quer no que se refere à proteção, tratamento e alojamento dos animais, quer no que diz respeito à relação com os munícipes que voluntariamente se dedicam a essa causa”, explica Durval Salema, candidato do PAN ao Barreiro.
Torna-se também necessário criar programas de apoio aos Animais que estejam ao cuidado de Pessoas em condições socialmente vulneráveis e que manifestamente não disponham de situação socioeconómica capaz de assegurar os seus cuidados básicos de saúde, criar um hospital público veterinário destinado a animais errantes, acompanhado da utilização de veículos de emergência e socorro animal, realizar campanhas de esterilização desses mesmos Animais e isentar de pagamento das taxas municipais os que se encontrem esterilizados, entre outras medidas.
“Por uma questão ético-humanitária, a autarquia também não deve permitir a instalação de circos que utilizem animais ou atividades similares no concelho do Barreiro, nem atribuir qualquer tipo de apoio financeiro ou institucional a estas atividades”, acrescenta Durval Salema. Com a sua candidatura ao concelho do Barreiro, o PAN pretende dar voz a munícipes que não se reveem nas forças partidárias que têm dominado a cena política concelhia e que procuram ideias alternativas e novas formas de pensar, contribuindo assim para uma diminuição da abstenção. A eleição de um representante na Assembleia Municipal permitirá ao partido apresentar ideias, desenvolver soluções e criar pontes de diálogo e cooperação que contribuirão para uma melhor qualidade de vida no concelho.