No dia 17 de janeiro, os candidatos do PAN reuniram-se com a Associação de Proteção Animal Brigada Animal de Rua do Faial a fim de auscultar as necessidades diárias da associação na defesa do bem-estar animal na ilha.
A proteção e bem-estar animal é uma causa PAN, que faz parte da matriz genética do partido. Nesse sentido, os candidatos do PAN às eleições regionais têm procurado auscultar as pessoas que diariamente desenvolvem um trabalho de campo na defesa da causa animal, a fim de aferir as reais necessidades e o impacto das medidas legislativas regionais criadas pelo partido na legislatura que agora terminou, como, por exemplo, o aumento dos apoios financeiros às associações de proteção animal.
Assim, os candidatos do partido estiveram reunidos com a associação Brigada Animais de Rua, e, pese embora seja de louvar o trabalho que esta tem desenvolvido na ilha do Faial com os parcos recursos disponíveis, foi possível concluir que o abandono de animais continua a ser uma realidade, havendo, ainda, um largo caminho a ser desenvolvido, mas que se crê ter encurtado muito por ação do partido com as vitórias já alcançadas na Região.
Pelo que, os candidatos do PAN acreditam que a política de bem-estar animal da Região deve ser reforçada com o aumento de campanhas de esterilização e castração de animais, promoção da adopção responsável, fortalecimento do papel interventivo e ativo das associações de proteção animal, através do robustecimento da verba disponível em orçamento, e a criação de um hospital público veterinário. Estas são algumas das medidas que os candidatos do PAN apresentam em prol da defesa do bem-estar animal na Região.
“O PAN orgulha-se de continuar a ser o porta-voz dos animais e daqueles que com eles trabalham, como as associações de bem-estar animal. É importante continuar a apoiar estas associações que fazem um enorme esforço para tornar a sociedade mais justa e empática.”
Alexandre Dias, candidato Faial