PANParlamento

Evocação de António de Almeida Santos

O PAN, Pessoas-Animais-Natureza, exprime o seu profundo pesar pelo desaparecimento de um dos políticos mais importantes no país.

O PAN, Pessoas-Animais-Natureza, exprime o seu profundo pesar pelo desaparecimento de um dos políticos mais importantes no país. Incansável lutador pelos ideais em que acreditava e pelos interesses de Portugal, conquistou com mérito, o respeito de todos, inclusive de adversários políticos, usando (conta quem teve o privilégio de com ele privar) de uma genial e equilibrada combinação entre cordialidade e inteligência. 

Sendo a democracia feita por pessoas terá certamente as suas imperfeições, cabe-nos a todos no entanto, continuar a contribuir para a sua ampliação. Para isto, contamos com o legado de personalidades como António Almeida Santos, que nos mostrou como se aprende uma certa “filosofia da linguagem” que assenta na capacidade de diálogo e na concertação política, pelas causas que todos, em última análise, defendemos: uma sociedade mais humana, solidária e justa.

É com enorme respeito que homenageamos, hoje, este combatente pela liberdade, valorizando as lições que nos deixa e honrando a sua passagem pela história da democracia portuguesa, por uma visão mais lúcida e global, da nossa presença efémera na terra.

O PAN apresenta as suas condolências à família e aos amigos de António Almeida Santos, sem dúvida, um Ser Humano que continuará a inspirar-nos a ser e fazer mais e melhor.