LisboaPANTransparência

Grupo Municipal de Lisboa – Balanço do 3.º ano do mandato 2017-2021

Este foi um ano intenso, no qual o Grupo Municipal do PAN, perante a urgência da crise provocada pela COVID-19, não baixou os braços e perseguiu a sua missão, honrando o compromisso perante tod@s @s que em nós depositaram o seu voto de confiança.

Prestes a começar mais um ano de trabalho na Assembleia Municipal de Lisboa, é altura de realizarmos um balanço deste que foi o 3º ano do mandato. Foi um ano intenso, no qual o Grupo Municipal do PAN, perante a urgência da crise provocada pela COVID-19, não baixou os braços e perseguiu a sua missão, honrando o compromisso perante tod@s @s que em nós depositaram o seu voto de confiança.

Entre setembro de 2019 e julho de 2020, o PAN apresentou 3 Moções, 18 Recomendações e 70 Requerimentos à Câmara Municipal de Lisboa, sem contar com a participação nas diferentes Comissões da Assembleia Municipal e as reuniões com diversas associações e organismos.

Num ano marcado por uma crise sanitária, social e económica sem precedentes, que levou ao temporário encerramento da Assembleia Municipal de Lisboa, colocando assim entraves ao seu normal funcionamento, o Grupo Municipal do PAN socorreu-se dos requerimentos (perguntas à Câmara Municipal) para participar ativa e construtivamente nas políticas da nossa cidade e sem deixarmos cair as nossas causas – pelas Pessoas, pelos Animais e pela Natureza.

Três causas interdependentes, que defendemos arduamente e de forma equitativa: 38,1% das nossas propostas (moções e recomendações) incidiram sobre Pessoas; 33,3% sobre os Animais e, por fim, 28,6% sobre a Natureza, Ambiente e Mobilidade.

No que diz respeito à fiscalização do executivo, o Grupo Municipal do PAN enviou 70 requerimentos à Câmara Municipal de Lisboa, dos quais 49% incidiram nas Pessoas, em matérias distintas, como a educação, saúde e segurança; 30% sobre questões relacionadas com a proteção e bem-estar animal e 21% dos requerimentos sobre o ambiente e mobilidade. Destes 70 requerimentos enviados, a Câmara Municipal de Lisboa respondeu apenas a 16 (23%), ou seja, menos de ¼.

Por último, este ano conseguimos aprovar propostas muito importantes para a cidade, como é o caso da Recomendação por uma melhor rede pública de creches e jardins-de-infância, da Moção por mais apoios do Governo aos municípios para a criação de parcerias que assegurem o bem-estar dos animais detidos por pessoas carenciadas e ainda a Recomendação pela redução da poluição dos navios cruzeiros no porto de Lisboa.

Estes são apenas alguns exemplos. Podes ficar a par de todo o trabalho do Grupo Municipal do PAN em detalhe no nosso site e redes sociais (Facebook e Instagram).

Começa agora aquele que é o último ano deste mandato do Grupo Municipal do PAN na Assembleia Municipal de Lisboa, antes das eleições autárquicas de 2021, e uma coisa é certa: não o vamos desperdiçar. Vamos a isso!

PAN – A causa de tod@s