A Representação Parlamentar do PAN/Açores votou favoravelmente o projecto de reconhecimento do Estado da Palestina, reafirmando o seu compromisso com os valores da autodeterminação dos povos, dos direitos humanos e da paz duradoura no Médio Oriente. No entanto, o partido apresenta reservas quanto à formulação da iniciativa apresentada no Parlamento, que deixa de fora uma condenação expressa à actuação do Hamas naquele território.
Pedro Neves, Deputado do PAN/Açores, considera que o povo palestiniano tem o direito inalienável a um Estado soberano, reconhecido internacionalmente, onde possa viver em segurança, liberdade e dignidade, pondo fim a décadas de sofrimento e ocupação. Não obstante, este reconhecimento não pode confundir-se com a aceitação de organizações que perpectuam a violência e não representam os legítimos interesses do povo palestiniano.
O parlamentar sublinha ainda a condenação à resposta desproporcional e inaceitável do Governo Israelita aos acontecimentos em Outubro de 2023 que espoletaram uma nova vaga do conflito.
“Condenamos ainda, de forma veemente, a actuação militar desproporcionada de Israel nos territórios palestinianos, que resulta em milhares de vítimas civis e violações graves do direito internacional. Reconhecer o Estado da Palestina é, para o PAN/Açores, um acto de justiça e de responsabilidade política, mas que não pode ser feito à custa da omissão de organizações que impedem a paz e fragilizam ainda mais o povo palestiniano”, afirmou o porta-voz e Deputado, Pedro Neves.