Na passada segunda-feira, o cabeça-de-lista do PAN pelo círculo eleitoral dos Açores às Legislativas, Dinarte Pimentel, esteve em campanha de rua nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.
Na ocasião, o candidato do PAN defendeu a necessidade de reforçar a Autonomia da Região, através do robustecimento do poder decisivo e administrativo dos Açores em matérias como a gestão dos recursos marinhos do Mar dos Açores, relembrando a importância de impedir a mineração do mar profundo dos Açores – medida que o PAN/Açores defendeu na Assembleia Legislativa dos Açores e que consta do Programa eleitoral do PAN para estas eleições nacionais.
“Não podemos deixar que a República continue a imprimir uma visão centralista em questões como, por exemplo, a Lei do Mar, impedindo que a Região desenvolva uma estratégia adaptada à realidade regional, promovendo abordagens eficientes e eficazes. A gestão do Mar dos Açores tem de ser partilhada”.
Dinarte Pimentel, cabeça-de-lista pelos Açores
O Partido defende que a Autonomia dos Açores deve ser um processo dinâmico e progressivo, acompanhando as contemporâneas necessidades da Região e mitigando as diferenças inter-ilhas, numa perspetiva de coesão, solidariedade e continuidade territorial, respeitando a vontade da Região nas matérias que lhe digam respeito.
O cabeça-de-lista do PAN alertou ainda para a necessidade de reforçar a participação do Executivo nas negociações que envolvem a Base das Lajes, promovendo um diálogo profícuo com a Força Aérea Americana, contribuindo para uma resolução mais célere de problemas acentuados como é o caso da contaminação dos solos e aquíferos da ilha Terceira.