O PAN – Pessoas-Animais-Natureza apresentou hoje o seu Programa Eleitoral para as Eleições Legislativas 2022, numa conferência de imprensa que decorreu na Casa das Tílias, na Maia, Porto.
Desde que concorremos às eleições legislativas em 2019, muito se alterou nos panoramas nacional e internacional. Trazemos, por isso, um programa ainda mais ambicioso, alinhado com a dimensão daqueles que são os grandes desafios com que nos debatemos.
Vivemos, além da emergência climática, uma crise sanitária e uma crise socioeconómica, que vieram agravar as condições em que já viviam tantas pessoas.
Esta década é crucial. É a última década que temos para procurar travar os impactos do aumento de temperatura, que muitos cientistas reconhecem já como inevitável. É a última década para cumprir a Agenda 2030 (cujos avanços sofreram um grave revés com a pandemia) e vamos receber 52 mil milhões de euros de fundos europeus, por via do PRR, da PAC, do Portugal 2030 e do REACT.
Não nos podemos arriscar a que esta seja uma oportunidade perdida! Os fundos não podem ser novamente mal gastos, desbaratados, desviados ou perdidos por falta de execução!
Perante os desafios que vivemos, precisamos de romper com o paradigma que até aqui tem marcado as políticas públicas. Para tal, não podemos ter novamente os do costume no poder.
Sabemos o rumo que queremos para o futuro de Portugal e do Mundo: uma sociedade mais empática que, em conjunto, assume a responsabilidade de mudar, que sobrepõe o bem comum ao interesse individual, que protege o ambiente e os animais, que faz a transição energética e digital, que se baseia numa economia de bem-estar, que garante o avanço da justiça social, da inclusão, dos direitos dos mais vulneráveis e que fortalece as comunidades.
Por isso, apresentamos hoje um documento organizado em onze macro áreas:
1 – Natureza e Clima
2 – Saúde
3 – Proteção, Saúde e Bem-Estar Animal
4 – Direitos Humanos. Dignidade e Pertença
5 – Habitação para todos/as num mundo mais verde e justo
6 – Educação
7 – Cultura
8 – Economia – Direitos Digitais, Direitos Laborais e Mais Tempo para Viver
9 – Transparência, Justiça e Combate à Corrupção
10 – Democracia, Participação Cidadã e Organização do Estado
11 – Portugal e o Mundo