AnimaisPolítica Internacional

PAN condena detenção do ativista Paul Watson e atividade de caça à baleia

Paul F Watson

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou hoje um Voto de Condenação pela detenção de Paul Watson – co-fundador da Greenpeace e fundador da Sea Shepherd e da Captain Paul Watson Foundation (CPWF), e reconhecido ativista ambiental pela sua incansável luta contra a caça às baleias – pela polícia dinamarquesa, na Gronelândia, em cumprimento de um mandado de prisão internacional emitido pelo Japão.

“É inadmissível que, em pleno século XXI, práticas cruéis e destrutivas como a caça às baleias ainda sejam permitidas e, pior, que pessoas dedicadas à proteção dos ecossistemas sejam perseguidas e detidas por defenderem o ambiente e os animais que nele habitam”, defendeu a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real.

O PAN condena veementemente esta prática que deve ser abolida em todas as suas formas e entende que o governo dinamarquês deveria libertar imediatamente o ativista Paul Watson, solicitando ainda que seja rejeitado o pedido de extradição pendente. “É imperativo que não se ceda a pressões que visam criminalizar a defesa legítima do ambiente”, acrescentou a deputada única, Inês de Sousa Real.

O PAN instou igualmente o Governo e a comunidade internacional para se posicionarem contra a perseguição de ativistas ambientais e a tomarem medidas efetivas para pôr fim à caça às baleias, uma vez que apenas com ações coordenadas será possível assegurar a preservação dos ecossistemas marinhos e honrar o compromisso com a sustentabilidade ambiental.