O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) critica o fim do apoio para a aquisição de veículos elétricos e vai avançar com uma iniciativa para prorrogar este incentivo.
“O fim do apoio à compra de carros elétricos é inaceitável. O PAN vai apresentar, de imediato, uma iniciativa para prorrogar este incentivo até que seja aprovado um novo programa, para não haver uma interrupção nos apoios e para que não se abrandem as metas da descarbonização da mobilidade em Portugal”, afirma a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real.
O fim deste apoio foi avançado através de uma nota do Fundo Ambiental, onde se lê que “o incentivo à aquisição de veículos de emissões nulas não se encontra previsto no orçamento do Fundo Ambiental para 2024”.
O PAN relembra que o anterior Governo se comprometeu a manter os apoios à compra de carros elétricos. No entanto, segundo a informação, não há verbas para esse incentivo e os incentivos estão agora dependentes de um novo programa do atual Governo.
“Um retrocesso destes seria incompreensível e vai contra um ciclo de sustentabilidade ambiental e de energias mais limpas que se tem vindo a construir nos últimos anos”, acrescenta Inês de Sousa Real.