O PAN – Pessoas-Animais-Natureza enviou hoje um pedido de reunião ao Ministro do Ambiente e Ação Climática e à Ministra da Agricultura sobre a situação de seca meteorológica severa e extrema que afeta 91% do território nacional.
Este pedido surge no seguimento da proposta do PAN apresentada em sede da Conferência de Líderes da Assembleia da República, no passado dia 18 de fevereiro, na qual o partido apresentou uma proposta de requerimento para realização de uma audição com caráter de urgência ao Ministro do Ambiente e Ação Climática, que foi, incompreensivelmente, rejeitada.
O PAN considera, porém, que, face ao momento que o país atravessa relativamente à situação de seca extrema que afeta o país, não podemos esperar pela nova Legislatura para encetar este debate, que deve ser iniciado desde logo com caráter de urgência.
Nesta reunião, o PAN procurará perceber que medidas estão a ser ponderadas para o necessário combate à seca, a adaptação do território, a promoção do uso mais eficiente da água, assim como para o apoio às populações, produtores e biodiversidade afetados. O partido PAN pretende ainda apresentar um conjunto de medidas que contribuam para ajudar neste combate.
Para a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real “uma das prioridades deve ser a adaptação do Plano nacional da água às alterações climáticas e garantir que os fundos europeus são canalizados para a adaptação do território, assim como garantir o apoio às populações e produtores pelos prejuízos existentes, mas também para que possam implementar medidas de adaptação os efeitos da seca e implementação tecnológica para uma melhor optimização dos recursos hídricos, aproveitando as boas práticas já existentes em alguns modos de produção”.