O PAN marcará presença na Manifestação pelos Animais do Canil do Porto, no próximo dia 8 de Maio, pelas 16 horas, em frente à Câmara Municipal do Porto.
Os cidadãos manifestam-se porque o Centro de Recolha Oficial de Animais não cumpre os requisitos expressos na lei após mais de 80 anos de existência e pedem que seja substituído, tal como prometido e anunciado pelo actual executivo, por um Centro de Bem-Estar Animal onde sejam levadas a cabo verdadeiras medidas de protecção animal. Desde 2013, que vários cidadãos tentam alertar o executivo camarário para a necessidade de se proceder a uma mudança da política de controlo populacional, substituindo os habituais abates por esterilizações; a uma maior promoção dos animais residentes com vista à sua adopção; e ao melhoramento das condições e do bem-estar destes resultantes da falta de espaço e meios que este centro de recolha dispõe.
Pede-se ainda uma maior integração de voluntários e associações no trabalho das instalações e no acolhimento temporário dos animais; a revisão do regulamento de resíduos sólidos que penaliza quem alimenta animais de rua, devendo passar a ser permitido alimentá-los sob a condição de esta prática ser acompanhada, obviamente, da responsabilidade pela manutenção e higiene dos locais utilizados; uma maior formação aos funcionários que recolhem e cuidam dos animais; a implementação de sessões educativas nas escolas e junto da população em geral sobre animais de companhia; e a regulamentação da figura de “animal comunitário” na cidade.
A forma como tratamos os animais que connosco compartem esta casa comum é uma marca clara do nosso nível civilizacional e por este motivo o PAN junta-se, aos cidadãos do Porto, por um melhor tratamento dos animais na cidade.
A Manifestação está a ser partilhada nas redes sociais através do evento
“À Conversa com André Silva”
“À Conversa com André Silva” realizar-se-á dia 9 de Maio no Espaço PAN Porto (Rua Barão Forrester 783, 4050-273).
Este evento surge no seguimento de uma conferência PAN que teve lugar na Assembleia da República no passado dia 12 de Abril e que promoveu a reflexão integrada sobre a lei que criminaliza os maus tratos a animais, com o objectivo de reunir os pareceres das várias entidades que aceitaram o desafio de contribuir para o debate.
Depois desta conferência, o PAN apresentou uma proposta de alteração da lei que criminaliza os maus tratos a animais e uma proposta de alteração do Estatuto Jurídico do Animal. As duas iniciativas foram agendadas para debate em plenário no dia 12 de Maio.
André Silva virá ao Porto apresentar estas duas propostas, numa iniciativa que tem também como objetivo promover um diálogo descentralizado e participativo.
O evento contará com a presença do Diretor Clinico do UPVET, Augusto J. F. de Matos, também com Luís Montenegro Diretor Clínico do Hospital Veterinário Montenegro e Hugo Gregório, responsável pelo serviço de oncologia do Centro Hospitalar Veterinário para esclarecimentos relativos aos serviços prestados à comunidade, assim como as perceções da realidade dos maus tratos a animais e das próprias políticas de proteção animal assim como a identificação de problemas, necessidades e soluções.
Este evento é de participação gratuita e acessível a todos os interessados na causa, informação adicional aqui.