AnimaisParlamentoTouradas

PAN questiona Governo sobre morte de cavalo em tourada

Touro

O partido questionou a tutela depois de quatro pessoas terem sofrido ferimentos e um cavalo ter morrido numa tourada em Coruche

O PAN pediu hoje esclarecimentos ao Sr. Ministro da Agricultura, depois de no último sábado, dia 6 de julho, quatro pessoas terem sofrido ferimentos e um cavalo ter morrido durante uma tourada em Coruche.

Ao responsável pelo bem-estar animal, através da tutela da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o PAN questionou:

– Se estava presente um veterinário na praça de touros (imperativo legal);

– Porque motivo o cavalo não foi imediatamente socorrido;

– Se o abate do animal era forçoso e se não seria possível a sua recuperação, ainda que não pudesse vir a participar em nenhuma outra atividade tauromáquica.

O partido considera que o episódio de violência ocorrido este sábado deixa claro que os touros não são as únicas vítimas do alegado espetáculo tauromáquico. Esta é evidentemente uma atividade que também coloca em risco as pessoas e outros animais, como é o caso dos cavalos.

O PAN aproveita a ocasião para expressar a sua condenação a todos os espectáculos que promovam ou inflijam violência sobre animais e, lamentando a oportunidade perdida na presente legislatura para terminar com os eventos violentos e de morte que são as corridas de touros, reassume o compromisso de, já na próxima legislatura, voltar a pugnar pelo fim dos espetáculos tauromáquicos, na esperança de que os partidos tradicionais estejam finalmente à altura dos anseios da população portuguesa.