Pela primeira vez, o PAN tem assento na Comissão da Saúde, pelo que iniciou um conjunto de reuniões e visitas para aferir o estado actual do Serviço Nacional de Saúde.
A deputada Bebiana Cunha visitou, assim, o Centro Hospitalar Universitário São João e reuniu com o Conselho de Administração.
Segundo despacho interno de novembro último, os hospitais ficaram impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, o que se opõe à lei aprovada recentemente que visa a autonomização dos centros hospitalares.
“O Centro Hospitalar do São João tem muitos profissionais que gostariam de ficar cá a trabalhar se houvesse efectivamente autonomia para a sua contratação. Necessidades existem, faltam as respostas: meios humanos, meios materiais e ver a saúde a médio prazo e não a curto”, disse Bebiana Cunha.
Para o PAN, a falta de assistentes ocupacionais no SNS é também uma preocupação. A falta de atratibilidade desta profissão, nomeadamente a nível da remuneração e carreira, são sintomáticos da sua carência.