Após os recentes acontecimentos de violência grave, que resultaram na morte de dois jovens universitários em Lisboa e Bragança, o PAN lançou várias questões ao Ministério de Administração Interna. Queremos ver esclarecidas quais são as medidas e os programas implementados em matéria de segurança em contexto universitário, bem como os recursos humanos e materiais alocados.
Questionámos ainda o Governo sobre qual o número de situações de violência grave ocorridas desde 2016, ano em que se registou também um outro caso de violência grave no contexto da Universidade do Porto e que culminou na morte de um estudante. Urge saber em quantos processos os autores dos crimes foram responsabilizados e quantos processos foram arquivados.
A par destas ações, demos entrada na Assembleia da República de um voto de pesar pelos jovens universitários vítimas de violência grave em Portugal.
Na Assembleia Municipal de Lisboa, o PAN também pediu esclarecimentos à Câmara Municipal. O grupo municipal do PAN recorda que em fevereiro de 2018 apresentou uma recomendação para alargar o policiamento comunitário a mais áreas da cidade, tendo a mesma sido aprovada por maioria. Passados quase dois anos, perguntamos à autarquia “que evolução teve esta medida?”
A violência é um problema que a todas e todos deve preocupar. À VIOLÊNCIA, DIZEMOS NÃO!