Insegurança no Campo Grande e noutros locais da cidade
Conforme tem sido amplamente noticiado, morreu recentemente um jovem alegadamente na sequência de um assalto ocorrido no Campo Grande, em Lisboa.
Trata-se de uma área frequentada por estudantes universitários, devido à proximidade com a Cidade Universitário e outros locais de ensino, bem como por residentes e trabalhadores de diversos serviços localizados na área.
Nas redes sociais têm sido igualmente difundidos casos de assaltos a pessoas na Quinta das Conchas e uma vaga de furtos e danos a viaturas automóveis na zona do Areeiro e Alvalade.
Estas notícias, quer na comunicação social quer nas redes, causam uma ainda maior sensação de insegurança, sendo de destacar o facto de diversas pessoas se referirem ao facto de não verem carros de patrulha da P.S.P. ou agentes a circular a pé, bem como falta de iluminação, sobretudo nos jardins e parques de estacionamento.
Em fevereiro de 2018, o PAN apresentou uma recomendação na Assembleia Municipal de Lisboa através da qual propusemos o alargamento do policiamento comunitário a mais áreas da cidade, por ser um tipo de policiamento de prevenção e de proximidade, que tem apresentado bons resultados, funcionando no âmbito da Policia Municipal, tendo esta sido aprovada por maioria.
O Executivo não se pode alhear de todas estas situações, que ocorrem no nosso território, motivo pelo qual o Grupo Municipal do PAN vem por este meio requerer a V.ª Ex.ª, que, nos termos da alínea g) do artigo 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, solicite à Câmara Municipal de Lisboa esclarecimento escrito quanto aos seguintes pontos:
- A CML está a realizar ou já realizou algum estudo relativo às áreas onde ocorrem mais assaltos e mais situações de insegurança no sentido de determinar se há medidas, como o aumento de iluminação ou a mudança das espécies cultivadas (por exemplo, arbustos), que possam ser tomadas, de forma a melhorar as condições dos locais e minimizar as situações de risco;
- A CML pediu esclarecimentos à PSP sobre os assaltos ocorridos e procurou encontrar meios de colaboração com as forças de segurança pública no sentido de alterar a atual situação de insegurança que a cidade vive?
- Na sequência da aprovação nesta Assembleia Municipal da recomendação do alargamento do policiamento comunitário a novas áreas da cidade, passados quase 2 anos, que evolução teve esta medida?
Lisboa, 03 de janeiro de 2020
O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza
Miguel Santos Inês de Sousa Real