Autárquicas 2021PAN

Eleições Autárquicas 2021 – Balanço dos resultados do PAN

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza elegeu 27 deputados/as municipais e 23 membros para as assembleias de freguesia nas Eleições Autárquicas 2021. 

Da candidatura a 44 Assembleias Municipais, o partido elegeu um grupo municipal com 2 deputadas/os em Aveiro e um/a deputado/a municipal em cada um dos seguintes municípios: Almada, Amadora, Braga, Cascais, Faro, Funchal, Gondomar, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Maia, Matosinhos, Odivelas, Oeiras, Olhão, Portimão, Porto, Seixal, Setúbal, Sintra, Trofa, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia, num total de 27 mandatos.

Entre as 69 Juntas de Freguesia às quais apresentou candidatura, o PAN alcançou a eleição de um total de 23 membros para as assembleias de freguesia da União de freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia), de Algueirão e Mem Martins (Sintra), da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo (Oeiras), da Cidade da Maia (Maia), da União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (Oeiras), da Freguesia dos Olivais, Arroios e Penha de França  (Lisboa), do Centro Histórico, Bonfim, Campanhã, União de freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (Porto), das Águas Livres, Venteira e Mina de Água na Amadora, de Portimão (Portimão). No âmbito da coligação que o PAN integrou no Funchal, o partido conseguiu eleger 6 membros para as assembleias de freguesia de São Martinho, Santo António, Santa Maria Maior, São Gonçalo, São Pedro e Imaculado Coração de Maria.

Os números mostram que o PAN teve mais votos do que em 2017: nas candidaturas às Câmaras Municipais, o partido obteve 56.933 votos, a par de 48.860 no âmbito das três coligações que integrou, contra 55.921 em 2017; nas candidaturas às Assembleias Municipais, conseguiu 74.229 votos, a par de 49.272 no âmbito das três coligações que integrou, contra 73.571 em 2017; nas candidaturas às Assembleias de Freguesia, conseguiu 25.754 votos, a par de 50.447 no âmbito das três coligações que integrou, contra 13.356 em 2017.

Nestas eleições, houve uma maior participação de diferentes forças políticas e uma vincada abstenção. Apesar deste contexto e de o PAN não ter alcançado o objetivo de eleger vereações e de não ter garantido a representação já existente em Albufeira, Lagos, Leiria, Moita e Póvoa de Varzim, a par de ter diminuído um mandato em Lisboa e em Cascais, o partido manteve o mesmo número de deputados/as municipais eleitos/as em 2017, tendo eleito em novas Assembleias Municipais e alcançado assim novas áreas territoriais, além de ter quase quadruplicado o número de eleitos em Assembleias de Freguesia.

O PAN apresentou-se a estas Eleições Autárquicas 2021 com todas as listas paritárias e com 14 mulheres como cabeças de lista a Câmaras Municipais, 21 a Assembleias Municipais e 29 a Juntas de Freguesia. Destaque ainda para a presença de 12 pessoas imigrantes nas nossas listas.

Não podemos deixar de agradecer a todas e a todos os/as eleitos/as que até aqui prosseguiram o seu mandato e saudar aqueles que agora vão iniciar um novo ciclo autárquico! Continuaremos a trabalhar empenhadamente para fazer avançar as nossas causas e para promover um maior envolvimento de tod@s.

Conhece os/as novos/as eleitos/as aqui e envolve-te no trabalho da tua concelhia!