Entre os dias 8 e 10 de novembro, o partido PAN (Pessoas-Animais-Natureza) participou no 30º Congresso Internacional dos Verdes Europeus, em Tampere, Finlândia. O evento contou com a presença do eurodeputado do PAN, Francisco Guerreiro, como membro dos Verdes Europeus no Parlamento Europeu.
“Este é mais um passo de integração do PAN na família dos Verdes Europeus” afirma o eurodeputado Francisco Guerreiro. “É clara a aposta que a família dos Verdes Europeus está a fazer em Portugal e no PAN” conclui o eurodeputado.
Neste evento foram ainda analisados os resultados de todos os partidos verdes nas últimas eleições Europeias de Maio e houve painéis de discussão sobre a implementação de políticas públicas para combater a crise climática, tal como sobre o papel dos Verdes Europeus na reorganização da geopolítica mundial.
Durante o congresso, foi igualmente eleita uma nova liderança, composta por Evelyne Huytebroeck e Thomas Waitz, como vice-presidentes, tal como uma a nova comissão executiva constituída pela secretária-geral Mar Garcia, o tesoureiro Ute Michel e pelos membros da comissão, Michal Berg, Jean Lambert, Vula Tsetsi, Oras Tynkkynen e Mélanie Vogel. De frisar que estes membros representam várias regiões e partidos políticos verdes na Europa.
Devido ao 30º aniversário da queda do murro de Berlim foi também celebrada essa data com um vídeo comemorativo e com a certeza que uma Europa mais unida é um standard contra os extremismos e as divisões nacionalistas.
O evento contou ainda com a presença e discursos do Ministro dos Negócios Estrangeiros Finlandês, Pekka Haavisto, e do comissário lituano indigitado para o Ambiente e Oceanos, Virginius Sinkevi?ius. Ambos [pertencentes à] vêm de uma família verde europeia.