Aveiro
A distrital de Aveiro recebeu Inês de Sousa Real, recém-eleita Porta-voz do PAN, na qualidade de representante da única lista candidata à Comissão Política Nacional do PAN, “As Causas Primeiro”. A visita de Inês de Sousa Real a Aveiro começou com uma reunião com os filiados do distrito para apresentação da Moção Global Estratégica “As Causas Primeiro” e a proposta de alteração de Estatutos. Estavam presentes também a deputada à Assembleia da República, Bebiana Cunha, e outros elementos da lista.
Aproveitando a presença das duas Parlamentares e do deputado municipal do PAN em Aveiro, Rui Alvarenga, foram ouvidos o Movimento Juntos pelo Rossio – Associação Cívica e a MUBi Aveiro, representados por David Iguaz e Rui Igreja respetivamente, que abordaram as obras em curso na cidade, com destaque negativo para o parque de estacionamento previsto para o Rossio e o projeto de requalificação da Avenida Lourenço Peixinho, cujo traçado mereceu algumas críticas sobre a adaptação à utilização de mobilidade suave, assim como o abate de dezenas de árvores ali existentes, cuja compensação é claramente insuficiente e com escolhas de espécies inapropriadas para aquele espaço.
O PAN visitou ainda a associação de proteção animal Afectu, que reforçou as dificuldades quotidianas vividas no terreno, seguido-se a passagem pelo local onde está prevista a construção do canil intermunicipal.
A Comissão Política Distrital de Aveiro, após tomar conhecimento da morte de aves nos painéis de vidro em Parque Urbano de Anadia endereçou um ofício à presidente deste município a sugerir que a estrutura envidraçada fosse assinalada, com carácter de urgência, de modo a evitar a colisão e morte de mais aves. Reunimo-nos com o Executivo municipal sobre este assunto e foi-nos assegurada a imediata colocação de sinalética, com recurso a vinil autocolante, conforme sugestão por nós remetida.
A nível concelhio, destaque para as habituais declarações de voto publicadas na imprensa: sobre reequilíbrio financeiro, sobre o Dia da Cidade, sobre o futuro da Escola Secundária Homem de Cristo e sobre habitação a custos controlados.
Espinho
Em maio, no âmbito do trabalho que estamos a desenvolver no concelho de Espinho, com o objectivo de dialogar sobre a realidade e as necessidades das associações e instituições existentes, o PAN Espinho reuniu-se com a associação de bem-estar animal Patinhas Sem Lar.
Numa outra nota, não conseguimos ficar indiferentes ao encerramento da ciclovia na Rua 23. Para o PAN, a mobilidade suave deve ser uma das prioridades no combate às alterações climáticas e o estacionamento abusivo existente nesta via não pode ser a justificação para o fecho da ciclovia – abre-se assim um precedente que pode vir a ser aplicado em muitas outras situações. Lamentamos a falta de fiscalização pelas entidades competentes, que sempre foi notória, promovendo e facilitando a prevaricação constante e permanente. Com o encerramento desta ciclovia, o executivo municipal mostra que não dá prioridade à mobilidade suave, nem tem nenhum plano integrado de ciclovias para a Cidade de Espinho no seu todo.
Santa Maria da Feira
No seguimento do abate de 114 sobreiros para construção de uma superfície comercial em Santo André, o PAN Santa Maria da Feira reuniu-se com a Mercadona à procura de esclarecimentos. Da administração da cadeia de supermercados ficou o compromisso de decisões mais justas para com o ambiente em projetos futuros. O valor económico não pode continuar a sobrepôr-se ao valor ambiental!
Reunimo-nos também com a PSP e com o Comando Territorial da GNR de Santa Maria da Feira para tomar conhecimento da realidade da atuação destas entidades no concelho.