Newsletter Distrito BragaNewsletter Nacional

Maio’21: a atividade do PAN no distrito de Braga

Braga

No mês de maio, a concelhia de Braga foi à Escola de Aveleda e reuniu-se com a Associação de Pais para ouvir as suas preocupações relativamente às más condições do edifício, que obrigam os alunos a ter aulas no corredor em dias de maior calor. Também a falta de indicações relativas à segurança e mau estado do parque infantil foram abordados na reunião. Estava prevista uma visita às instalações, mas acabou por ser negada pela escola por “motivos políticos”.

A situação motivou um pedido de esclarecimentos à autarquia.

A Concelhia de Braga reuniu-se ainda com a Braga Ciclável, que convidou o PAN a integrar medidas de promoção da bicicleta no programa eleitoral.

Também, propusemos à Câmara Municipal a transmissão das reuniões de câmara em plataforma online. Para o PAN, o acesso dos cidadãos e cidadãs a estas sessões é fundamental, numa lógica de transparência e de participação cívica.

Braga recebeu a recém-eleita Porta-voz do PAN Inês de Sousa Real e a recém-eleita líder parlamentar Bebiana Cunha e promoveu uma reunião com as associações de proteção animal, que se encontram impedidas de exercer voluntariado no centro de recolha oficial de Braga desde o início da crise sanitária provocada pela Covid-19.

Por fim, e ainda este mês, o PAN Braga defendeu a gratuidade dos transportes públicos para estudantes e reformados.

A nível distrital, o PAN Braga questionou a Câmara Municipal sobre o impacto ambiental da construção de passadiços nas margens do Rio Vizela e Ribeira de Sá. Já em Cabeceiras de Basto, a distrital de Braga questionou a autarquia sobre o abandono e formação de matilhas, tendo realizado propostas para o bem-estar animal.

Vila Nova de Famalicão

Em maio, Famalicão elegeu a nova Comissão Política Concelhia, mantendo como porta-voz a filiada Sandra Pimenta.

A concelhia denunciou ao SEPNA uma descarga para o rio Ave na zona do parque de lazer Calça Ferros. Pedimos também esclarecimentos ao Presidente da Junta de Freguesia de Fradelos sobre as queixas relativas aos cheiros nauseabundos provenientes de uma exploração de suinicultura. A deputada parlamentar Bebiana Cunha visitou Fradelos e acompanhou-nos numa reunião com a população, que se queixa dos odores intensos, e numa visita ao local do rio de efluentes.

Ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) dirigimos um conjunto de questões relativas à lista das zonas de caça autorizadas no concelho de Vila Nova de Famalicão e à lista das zonas autorizadas no concelho de Vila Nova de Famalicão para treino de cães de caça.

Fizemos também um pedido de fiscalização à GNR devido ao incumprimento do distanciamento legal das habitações de zona de caça sendo que esta, alegadamente, não se enquadra nas zonas autorizadas para esta atividade.

Guimarães

A concelhia de Guimarães apresentou propostas no sentido da proteção dos polinizadores, nomeadamente no que diz respeito ao corte de vegetação e aplicação de herbicidas e questionou a autarquia sobre o tipo de herbicidas utilizados no concelho, bem como sobre as iniciativas da Câmara Municipal de Guimarães para fazer face ao declínio dos polinizadores.

Encontrando por todo o concelho árvores doentes, amorfas, deformadas ou mutiladas, sem copas, tudo por causa de podas severas e/ou realizadas em plena primavera, mostramo-nos disponíveis para colaborar na criação de um regulamento municipal que proteja o arvoredo urbano.

Por fim, debatemos ainda a construção de ecovias no rio Ave e os seus impactos ambientais.