Coimbra
O PAN Coimbra manifestou publicamente a sua solidariedade a um ex-político da cidade que se encontrava há três meses a cumprir pena de prisão em condições humanitárias inaceitáveis, apelando à sua passagem a prisão domiciliária. Quatro dias depois o Tribunal de Execução de Penas de Lisboa ordenou essa alteração de modo de execução de pena, ficando clara a justiça da nossa posição, que teve cobertura da comunicação social a nível nacional e manifestação de apreço de outras forças políticas – incluindo de dirigentes do partido do cidadão em causa, que não conseguiram que tomasse idêntica posição.
Fomos contactados por habitantes duma aldeia histórica do concelho de Arganil, solicitando ajuda para fazer frente a alegados planos da Junta de Freguesia para tomar medidas radicais relativamente à vasta colónia de gatos da aldeia. Obtivemos, através do município, o compromisso de que tal tipo de ação não será levado a cabo e passamos agora à fase de envolver todas as partes interessadas num plano estruturado de Captura-Esterilização-Devolução (CED).
Ainda no que toca direitos dos animais, recebemos uma denúncia duma pequena exploração no concelho de Miranda do Corvo dando conta de que diversos bovinos vivem em semiliberdade, mas sem abrigo. Visitado o local, optámos por tentar sensibilizar o proprietário antes de partir para denúncia às autoridades. O proprietário aceitou a nossa abordagem, tendo-se comprometido a dar acesso aos animais a metade do abrigo da palha e alfaias agrícolas. Visitado o local uma semana depois, confirmamos ter sido cumprido o acordado.
Participamos ainda numa conversa com jovens da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, sobre o que é ser hoje filiado num partido político.