Moção apresentada pelo PAN para a implementação de Pombais contracetivos para controlo populacional em Loures foi aprovada.
Partilharmos o espaço urbano com os pombos há muito tempo. No entanto, apesar de toda a informação de que dispomos nos dias de hoje, continuam a subsistir vários preconceitos relacionados com esta espécie, chegando a ser classificados como “pragas” por muitos.
Tal acontece devido às dificuldades enfrentadas para o efetivo controlo da população de pombos.
Este órgão aprovou na 1ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Loures de 2018, uma proposta desta bancada com vista à efetiva gestão da natalidade dos pombos através da implementação de pombais contracetivos, começando por projetos piloto.
O que são?
Consistem na utilização de estruturas simples, para as quais os animais são atraídos a nidificar através da oferta de alimento, água e sombra, estabelecendo aí os seus ninhos. Posteriormente, equipas responsáveis cuidam do espaço, substituindo os ovos por outros em gesso ou plástico e assim prevenindo nascimentos.
Tal solução, respeitando as necessidades etológicas da espécie, representa uma clara vantagem a nível de custos, logística, enquadramento paisagístico e higiene, uma vez que,concentrados no pombal para nidificar e comer, as aves não necessitarão procurar parapeitos ou telhados de casas e monumentos para o fazerem.
Assim, pela assunção por parte do poder local do compromisso definitivo para implementar a recomendação já aprovada na 1ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Loures de 2018 implementar a recomendação já aprovada na 1ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Loures de 2018 vem a bancada municipal do PAN propor que a Assembleia Municipal de Loures delibere requerer à Câmara Municipal que:
- Proceda à instalação e manutenção subsequente de pombais contracetivos em vários pontos do município para garantir a eficácia do método, ainda que de forma faseada, começando por projetos piloto, e sucessivamente alargando o número e áreas de intervenção;
- Crie e capacite equipas responsáveis pela manutenção, higienização e implementação do método contracetivo dos pombais, para que os mesmos cumpram o seu propósito;
- Localize estas estruturas em edifícios e parques existentes, minorando qualquer impacto visual negativo;
- Garanta a qualidade da alimentação e seguimento veterinário dos animais por questões de higiene e saúde pública;
- Não recorram a meios de afugentamento de pombos, de bloqueio ao pousio ou à nidificação que provoquem danos nos animais;
- Fomente uma campanha de esclarecimento à população sobre o benefício dos pombais como meio de controlo desta população com particular enfoque nas áreas de maior densidade populacional de pombos;
- Inclua a sensibilização para o controlo da população de pombos nos programas educativos de proteção ambiental e animal nas escolas, tal como junto de coletividades, associações de apoio a idosos, universidade sénior, e outras.
Loures, 3 de Fevereiro de 2022.
Pessoas – Animais – Natureza
(GM PAN)