A Representação Parlamentar do PAN apresentou hoje, na Assembleia Legislativa Regional, um voto de congratulação dirigido à Comissão de Pilotagem da Candidatura dos Açores a Whale Heritage Site, enaltecendo o trabalho edificado na apresentação da candidatura que pretende integrar os Açores na rede global de lugares onde as comunidades locais celebram, respeitam e protegem os cetáceos e o seu habitat.
O Mar dos Açores reúne as características ideais para a observação destes cetáceos. Entre espécies residentes e migratórias, aqui nadam perto de 30 espécies diferentes, aproximadamente um terço das espécies existentes em todo o planeta, entre elas os três maiores animais do mundo: a baleia comum, a baleia sardinheira e a baleia azul.
A proibição da caça à baleia veio impulsionar a conversão da actividade. A observação de cetáceos é hoje uma das principais actividades turísticas de relevo em várias ilhas do arquipélago e uma mais-valia no sector da promoção turística.
O partido salienta que estas actividades não são sustentáveis sem que coexista o respeito pelo seu bem-estar animal e preservação ecossistémica. As baleias são determinantes para a manutenção do equilíbrio do ecossistema marinho, e no combate à acidificação dos oceanos.
A validação internacional que esta candidatura pretende atingir é crucial para o reconhecimento dos Açores como destino responsável de observação de cetáceos, mas também para reforçar os padrões de qualidade e de protecção associados ao sector.
Na apresentação do voto, o PAN/Açores manifestou a necessidade de salvaguardar estes animais, aplicando e reforçando certas medidas como o aumento das áreas marinhas protegidas e proibição de atividades que colidam com o seu bem-estar, como a mineração dos fundos marinhos e a proliferação de lixo no meio aquático.
Com a apresentação deste voto o partido procura enaltecer o espírito de iniciativa tomado pela Ocean Azores Foundation, em estreita colaboração com a Universidade dos Açores e com a World Cetacean Alliance na apresentação da candidatura dos Açores a Whale Heritage Site.
“A biodiversidade marinha e a herança cultural ligada aos cetáceos é uma realidade incontornável da identidade açoriana que deve ecoar e ser reconhecida de forma global”.
Pedro Neves“Para que seja possível preservar e manter esse prestígio precisamos de reforços ao nível da vontade dos agentes políticos e do investimento, passando pelo apoio oficial à Comissão de Pilotagem da Candidatura dos Açores a Whale Heritage Site.”