AçoresAmbientePessoas

PAN/Açores introduz melhorias no Passe de Mobilidade para Transportes Públicos Coletivos

O PAN/Açores introduziu várias alterações à iniciativa que prevê a criação de um passe social válido para todos os serviços de transporte público coletivo, sendo estes, terrestre ou marítimo. 

Para além dos já referidos beneficiários isentos de pagamento, o PAN/Açores englobou, ainda, os Bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários com sede na Região, assim como antigos combatentes e os seus respetivos viúvos ou viúvas, residentes nos Açores. 

O PAN/Açores conseguiu ainda que fosse aprovada a criação de centrais de transportes terrestres públicos coletivos e que a venda dos passes seja, também, realizada pelas juntas de freguesia, promovendo os serviços de proximidade. 

Por outro lado, o PAN/Açores viu chumbada a proposta de alteração que previa a colocação de painéis electrónicos com informação em tempo real nas paragens de autocarro. 

Com estas alterações, o partido pretende destacar a importância crucial da utilização dos transportes públicos, em prol do bem-estar do planeta, promovendo a mobilidade suave. Os transportes públicos desempenham um papel fundamental na promoção de uma vida urbana sustentável, nomeadamente através da redução de emissões de gases com efeito de estufa, a promoção da fixação da população em zonas de baixa densidade populacional, resultando também numa economia significativa das despesas individuais.  

“É fundamental que governos, autoridades municipais e população em geral reconheçam a importância da expansão e da melhoria dos sistemas de transporte público, de forma a garantir maior eficiência, qualidade e acessibilidade dos serviços oferecidos”.

Deputado Pedro Neves