RegionaisRegionais Madeira 2023

PAN alerta para a importância da manutenção do Viveiro Florestal do Matur e propõe incentivos para a plantação de arvoredo

O PAN quer promover a causa ambiental e por isso defende incentivos aos proprietários para que tenham arvoredo nos seus terrenos e uma maior sensibilização para a problemática do acacial e eucaliptal em zonas residenciais.

Os candidatos do PAN às Eleições Regionais fizeram hoje uma visita ao Viveiro Florestal da Matur, acompanhados de técnicos qualificados, com o objetivo de perceber o trabalho ali realizado, potencialidades e limitações, assim como o estado das espécies ali plantadas. Mónica Freitas, cabeça de lista do PAN, realçou a importância deste tipo de projetos na defesa e proteção da biodiversidade, mas alertou para a necessidade de se fazer a sua manutenção e preservação. O PAN quer promover a causa ambiental e por isso defende incentivos aos proprietários para que tenham arvoredo nos seus terrenos e uma maior sensibilização para a problemática do acacial e eucaliptal em zonas residenciais.

“Viemos ao Viveiro Florestal da Matur como forma de sensibilizar para a necessidade de se garantir a preservação e continuidade de espaços como este. Não basta criar os projetos e usá-los como selo ambiental, é necessário haver investimento de modo a fazê-los crescer e garantir que possuem o que é necessário para alcançar os objetivos traçados. Queremos também apelar à população para contribuir para esta causa. O PAN irá plantar uma árvore por cada voto conseguido no dia 24 de setembro. Estão todos/as convidados/as a juntarem-se a nós nesta ação pelo ambiente”, afirmou a cabeça de lista do PAN, Mónica Freitas.

O PAN defende incentivos para os proprietários e residentes que mantenham arvoredo nos seus terrenos e quer que se crie um catálogo de identificação de espécies arbóreas em formato digital. Complementarmente, o partido ambientalista propõe ações de sensibilização para o perigo de incêndio em zonas residenciais devido à existência do acacial e eucaliptal.

O PAN quer ainda que as empresas que efetuam trabalhos na área de jardinagem tenham pessoal contratado com formação em biologia, engenharia agrónoma e consultoria botânica ou experiência comprovada, a ser validada pelas Secretarias Regionais do Ambiente ou da Agricultura.

A candidatura do PAN, com o mote “O voto que faz diferença”, quer estar próxima das pessoas na defesa dos seus direitos, da proteção do meio ambiente e dos direitos animais. Por isso, amanhã irá juntar várias associações no PAN FESTIVAL, no Jardim Municipal do Funchal, para uma tarde voltada de ativismo e diversão. O festival vai contar com a participação de Marco Gonçalves, o mandatário do PAN e número dois da candidatura às eleições regionais da Madeira, que tem estado afastado das ações de campanha após ter sofrido um acidente.