Esclarecimento posterior: O PAN Coimbra reuniu com os vereadores da Câmara Municipal da Lousã Dra. Ana Ferreira e Dr. Ricardo Fernandes no passado dia 30 de Março e nesta reunião foram abordados, entre outros assuntos, alguns pontos relativos ao comunicado emitido por este comissariado que se encontra abaixo. Foram apontadas algumas incorreções no que está expresso e, como é do interesse de todos que se corrijam equívocos, cabe ao PAN Coimbra fazer os seguintes esclarecimentos:
– A Sra. Vereadora garante que a iniciativa da sociedade civil local não está descartada. Esta encontra-se em análise para que possa ser integrada no projeto de edificação de um novo Canil Municipal;
A criação de outdoors está prevista no Eixo 1 do OPJ (500€) e não recorre às verbas de melhoramento do Canil previstas no Eixo 3 (2000€). As verbas do Eixo 3 esperam, depois de um entendimento entre a promotora e a vereação, para serem integradas na edificação de um novo Canil Municipal;
Importa ainda dizer que o Comissariado se deslocou nesse mesmo dia ao Canil para verificar a localização e as condições gerais do espaço, bem como para escutar as queixas de alguns protetores dos animais presentes. O Comissariado teve sempre intenção de pedir à tutela uma visita com a presença da vereação; o Sr. Veterinário Municipal presente considerou que a nossa entrada nas instalações devia ser precedida desse pedido;
Nesta reunião a Sra. Vereadora entregou ao PAN Coimbra a documentação relativa à estatística sobre o trabalho do Canil Municipal e ao projeto existente de edificação do Canil e o avultado custo associado.
3 de Abril de 2016
—- Notícia original —-
O Comissariado do PAN do Baixo Mondego (Coimbra) reuniu no passado dia 7 com a Dra. Ana Ferreira, Vereadora com os pelouros do Ambiente e Sustentabilidade e da Saúde do Município da Lousã. Também presente esteve o Dr. Ricardo Fernandes antecessor da Sra. Vereadora. A reunião foi motivada por mensagens de munícipes enviadas para o PAN manifestando preocupação com o bem-estar dos animais alojados no Canil da Lousã.
Confrontados com as deficientes condições do Canil e do arrastar da edificação de um CRO os edis atribuíram o facto a falta de verba disponível e que portanto aguardam pela atribuição de fundos comunitários. A Sra. Vereadora parece descartar liminarmente uma iniciativa da sociedade civil local que pretende juntar várias entidades para executar um projecto de renovação do Canil que terá certamente um custo mais reduzido para o Município. Acresce a isto que existem ainda verbas disponíveis de um Orçamento Participativo Jovem para beneficiar o canil que a Sra. Vereadora pretende usar para criar outdoors para promover a adoção o que a este Comissariado e face às degradantes condições em que se encontram os animais parece uma clara inversão de prioridades.
O Comissariado vai solicitar à Sra. Vereadora que nos forneça dados sobre o número de animais recolhidos, esterilizados, eutanasiados ou adotados. Será pedido ainda o projecto realizado pelo Município para a renovação do CRO e o valor da verba prevista para o custo de execução do referido projecto.
O Comissariado deslocou-se previamente ao Canil para verificar as condições do espaço e escutar as queixas dos protectores dos animais presentes mas não foi contudo autorizado a entrar pelo Sr. Veterinário Municipal.
“Está agendada uma visita ao Canil no próximo dia 30 onde estarão presentes o Comissariado do PAN, a Sra. Vereadora, elementos da Louzanimales e o Sr. Veterinário Municipal onde pretendemos demonstrar aos responsáveis camarários que é urgente renovar o espaço em que se encontram os animais”, refere o comissário Helder Capelo.
(Na foto: Espaço para animais do Canil da Lousã)