Depois do manifesto Famalicão Sustentável, podem consultar aqui : https://www.pan.com.pt/manifesto-famalicao-sustentavel/ , a Comissão Política Concelhia apresentou algumas propostas/sugestões no âmbito das obras de requalificação do centro urbano de Famalicão. Tanto o manifesto como as propostas não obtiveram qualquer tipo de resposta do edil mas isso não nos impede de fazer a nossa parte, nem nos vai desmotivar de continuar a trabalhar e a lutar pelo que consideramos ser importante para a população.
Partilhamos as propostas apresentadas:
1 -Aumento Estacionamento para bicicletas – Se queremos incentivar o uso da bicicleta a existência de 15 lugares parece manifestamente pouco. Estes devem estar espalhados por vários pontos da área que vai ser sujeita a obras.
2 – A redução das necessidades energéticas não se faz apenas pela redução do uso do automóvel. Assente na ideia de um edifício nZEB ( near Zero Energy), propõe-se:
– A instalação de painéis solares no espaço do quiosque, podendo tornar o quiosque autossuficiente em termos de energia elétrica.
– A inclusão de um sistema de recolha de água pluvial que posteriormente possa ser utilizada para lavar passeios e zona envolvente ao quiosque.
– O aproveitamento da água dos lavatórios para descargas no WC e também incluir um sistema de aproveitamento de água pluvial para que a mesma possa ser usada para limpeza do WC público.
3 – Implementação de mobiliário urbano com finalidade útil e ambiental : O Laboratório da Paisagem tem desenvolvido com sucesso várias ideias que sugerimos ser aproveitadas para incluir nesta obra: Eco-Pontas – mobiliário específico para pontas de cigarro – este resíduo poderá depois ser encaminhado aproveitado para o E-tijolo; Papachicletes – mobiliário específico para chicletes; WCcão – Este mobiliário além de receber os dejetos dos animais tem incorporado uma componente de economia circular, com inclusão de um bebedouro que aproveita não só a água pluvial como também a filtração da mesma e incorpora materiais que advêm das pontas de cigarro.Ver mais em: https://www.facebook.com/labpaisagem/posts/2156823531068996
4- Inclusão nos lugares de estacionamento de postos de carregamento elétricos para veículos elétricos (automóveis, bicicletas e outros), de forma gratuita.
5- Cumpre-nos deixar especial nota para que em toda a zona de intervenção sejam protegidas as árvores já existentes, como parte da história e de património ambiental.