A convite da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o eurodeputado do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Francisco Guerreiro, integrou a aliança contra a fome e a má-nutrição.
Um dos objetivos desta aliança é orientar as políticas públicas europeias e as dos Estados Membros da União Europeia para combater, de modo sistémico e estruturado, a fome, a malnutrição e a pobreza, sem perder o escopo da cooperação internacional.
O pedido foi também motivado pelas comissões nas quais o PAN está presente no Parlamento Europeu, ou seja, por o eurodeputado ser primeiro vice-presidente na Comissão de Agricultura e membro efetivo na Comissão das Pescas e na de Orçamentos.
“O combate ao desperdício alimentar deve ser um dos focos centrais dos objetivos desta aliança, pois muitos dos recursos de que necessitamos para combater a fome e a má-nutrição já existem, mas são desperdiçados, devido ao modelo obsoleto de consumo e distribuição de bens”, afirma Francisco Guerreiro.
O mais recente trabalho da FAO centra-se no impacto da pandemia COVID-19 nos sistemas agrícolas e na agricultura.
Esta aliança no Parlamento Europeu é constituída por 29 eurodeputados, todos eles de diferentes famílias políticas e presentes em diversas comissões.
Lista dos membros da aliança da FAO para combater a fome e a malnutrição: