O eurodeputado eleito pelo PAN – Pessoas-Animais-Natureza foi hoje nomeado para as delegações do Japão e da Coreia do Sul no Parlamento Europeu. Francisco Guerreiro integra a delegação do Japão como membro efetivo e a da Coreia do Sul como membro suplente.
Estas delegações surgem numa lógica de relações internacionais e é através delas que a União Europeia (UE) estabelece relações bilaterais com outros países fora da UE, através do Parlamento Europeu.
A nomeação dos membros das delegações é feita pelos grupos políticos; neste caso, Francisco Guerreiro foi nomeado pelos Verdes Europeus, família política que integra.
Seguindo os valores do PAN, alinhados com os dos Verdes Europeus, o eurodeputado Francisco Guerreiro quer “pressionar e desenvolver estratégias com enfoque especial no ambiente e na sustentabilidade”.
Por isso, relativamente ao Japão, importa continuar o combate ao nuclear, avaliando ao mesmo tempo a contenção a fugas na Central Nuclear de Fukushima – protagonista de um grave acidente nuclear em 2011 –, mas é preciso igualmente travar a reintrodução da caça comercial às baleias, bem como a crescente tensão no Mar Amarelo com a China e outros países do sudeste asiático.
Quanto à delegação da Coreia do Sul, destaca-se como imperativo principal o acompanhamento do processo de tensão nuclear entre as duas Coreias e a relevância que esta assume na estabilidade da região.