O partido PAN – Pessoas – Animais – Natureza marcou um debate de urgência dedicado ao tema “A situação dos trabalhadores da Global Media e o futuro dos media, do pluralismo de informação e da liberdade de imprensa em Portugal”.
Recorde-se que, na sequência da reestruturação acionista da empresa Global Media Group, está em risco o despedimento de cerca de 150 trabalhadores, 40 no Jornal de Notícias, 30 na TSF e 56 nos serviços partilhados. Muitos trabalhadores têm salários e subsídios em atraso, algo que coloca estes funcionários numa situação de extrema vulnerabilidade.
“Sendo a comunicação social um dos pilares mais importantes da nossa democracia, é com muita preocupação que registamos que os trabalhadores da TSF, Jornal de Notícias, Diário de Notícias e O Jogo continuam a ser prejudicados pela atual administração do Grupo Global Media. Pela importância deste tema e do futuro da imprensa livre em Portugal, agendamos potestativamente um debate de urgência a ter lugar amanhã, dia 11 de janeiro”, referiu a porta-voz e deputada do PAN Inês de Sousa Real.
Este debate de urgência surge com base nas preocupações destes funcionários, que se têm visto prejudicados na sua atividade profissional.
O PAN – Pessoas – Animais – Natureza tem manifestado a sua solidariedade com os trabalhadores do Grupo Global Media, tendo Inês de Sousa Real reunido com os trabalhadores da TSF e do Jornal de Notícias no passado dia 4 de janeiro na Assembleia da República depois de ter visitado a redação do JN no passado mês de dezembro.
Além disso, a líder do PAN deslocou-se ao Porto no dia 10 de janeiro para estar presente na Tertúlia Somos JN, que encerrou um dia de greve no Grupo Global Media, no Clube Fenianos Portuenses.