A Representação Parlamentar do PAN/Açores reuniu, ontem, com a Associação Paraíso dos Animais, com o intuito de se inteirar acerca dos entraves sentidos na garantia do bem-estar animal, sobretudo nos concelhos de Vila Franca do Campo e Povoação.
Durante o encontro, foi abordada a falta de condições e de procedimentos da Câmara Municipal da Povoação para o acolhimento temporário de animais – situação despoletada pela denúncia do cenário em que se encontrava a Sky, posteriormente acolhida pela Associação.
Também se deu conhecimento à Associação de que várias entidades – incluindo o PAN/Açores e a Provedora Regional do Animal – se encontram a desenvolver esforços para serem realizados protocolos com santuários ou associações que possam acolher o macaco Xico.
Já em relação a Vila Franca do Campo, foi abordada a dificuldade sentida pela Associação na implementação do Programa CED, as queixas da população com o excesso de burocracia no acesso aos programas municipais para castração e esterilização de animais, a existência de várias colónias no concelho e a situação da colónia da Ermida da Nossa Senhora da Paz.
O parlamentar destacou a importância de associações e municípios se candidatarem aos apoios do Governo Regional para poderem, entre outros, melhorarem as condições de recolha e acolhimento dos animais, bem como investirem em campanhas de castração e esterilização. Relembrando, para o feito, que este ano o orçamento regional contou com o maior orçamento de sempre para a causa animal, devido a propostas do partido em sede de orçamento.
“A protecção e o bem–estar animal não podem continuar dependentes exclusivamente do esforço das associações e de voluntários. É urgente que as autarquias assumam as suas responsabilidades, garantindo controlo dos espaços municipais, acesso aos apoios disponíveis e condições dignas para os animais errantes. Sem identificação, registo, esterilização e legalização das colónias, estaremos apenas a perpetuar o abandono e o sofrimento que hoje testemunhamos”.
