Newsletter Distrito AveiroNewsletter Nacional

Abril’21: a atividade do PAN no distrito de Aveiro

Aveiro

A Comissão Política Distrital de Aveiro questionou o Município de Anadia sobre a execução da obra no complexo de padel do Parque Urbano de Anadia, uma vez que a mesma apresenta um grave erro de conceção, tendo provocado já a morte de várias aves nos painéis de vidro ali instalados, por colisão com estes, já que as aves são incapazes de detetar esse obstáculo à sua frente. O PAN defende a urgente intervenção do município, nomeadamente com sinalização da estrutura envidraçada, por forma a evitar mais situações como as que se têm verificado.

Na última Assembleia Municipal de Aveiro, o PAN apresentou a proposta “Pela Criação de Hortas Urbanas/Comunitárias” tendo esta sido rejeitada com os votos contra da maioria PSD/CDS/PPM. A única intervenção da bancada da maioria considerou uma “boa ideia,” mas que “é preciso as pessoas quererem”, numa demonstração da habitual preguiça em relação a estas manifestações socioculturais de enorme importância, porquanto preservam as tradições de cultivo e da prática agrícola, contribuindo também para o desenvolvimento sustentável. 

Destaque ainda para a opinião no Notícias de Aveiro do deputado municipal do PAN em Aveiro sobre a Habitação Social e o 25 de Abril.

Espinho

A Concelhia do PAN em Espinho tem conhecimento de que o Município utiliza glifosato para controlo de plantas infestantes nos espaços públicos sem tomar medidas de protecção e segurança, nomeadamente em relação às pessoas que circulam e utilizam esses espaços ao mesmo tempo que o químico é aplicado, sem existir um perímetro de segurança. Assim, o PAN questionou o Executivo sobre qual a justificação para a manutenção desta prática e se existe um plano para o abandono definitivo do uso de produtos fitofarmacêuticos à base de glifosato em Espinho.

Santa Maria da Feira

A Concelhia de Santa Maria da Feira recebeu várias denúncias e manifestações de desagrado de munícipes sobre o abate de árvores no âmbito do projeto de requalificação da zona envolvente às Termas de São Jorge, questionando o PAN a Câmara Municipal sobre esta decisão, reunindo posteriormente com o Presidente da União das Freguesias de Caldas de São Jorge e Pigeiros sobre este mesmo projeto e o eventual abate de árvores.

A concelhia, em reunião com o Executivo Municipal de Santa Maria da Feira sobre este assunto, solicitou também esclarecimentos sobre o abate de 114 sobreiros num terreno onde está projetada a construção de uma superfície comercial, sensibilizando a autarquia para a preservação destas árvores. Lamentavelmente, os interesses económicos continuam a sobrepôr-se a tudo o resto!

Destaque ainda para a ação do PAN sobre o abate destas árvores no Correio da Feira.