EleiçõesMatosinhos

Autárquicas 2021: Nuno Pires é o candidato do PAN à Câmara Municipal de Matosinhos

Fotografia de Nuno Pires em frente a um edifício em Matosinhos

Agência Lusa/Fim - Nuno Pires, de 39 anos e natural do Porto, é cabeça-de-lista do PAN à Câmara de Matosinhos

Agência LUSA – Nuno Pires, de 39 anos e assistente parlamentar do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), concorre pelo partido à presidência da Câmara Municipal de Matosinhos, onde pretende dar “continuidade” e “reforçar” o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos na Assembleia Municipal.

Nuno Pires, de 39 anos e natural do Porto, é cabeça-de-lista do PAN à Câmara de Matosinhos para fazer o partido “crescer”, tanto em representatividade de eleitos na assembleia municipal, como no executivo.

“A vereação poderá estar ao alcance para conseguirmos fazer a diferença no concelho de Matosinhos”, afirmou hoje à Lusa, salientando que o trabalho levado a cabo pelo PAN nos últimos quatro anos de mandato “produziu mudanças” no concelho.

“Muitas das propostas que o nosso deputado apresentou na Assembleia Municipal foram aprovadas e implementadas pelo executivo”, disse, enumerando algumas das medidas adotadas no concelho no âmbito da proteção animal, como a esterilização.

O candidato, que já viveu no Porto, Amarante, Paredes, Penafiel, Matosinhos, Lisboa e Leiria, assume o seu percurso profissional como “incomum”, tendo já exercido funções como comercial, informático e desportista de karaté.

Nuno Pires, que se filiou no PAN em 2018, integrou a equipa fundadora do partido em Penafiel e atualmente faz parte da lista distrital do partido e é assessor parlamentar.

Para Matosinhos elencou quatro grandes objetivos do PAN, nomeadamente, nas áreas da alimentação, educação, parentalidade e habitação.

Em matéria de habitação, um “direito básico” de todos, Nuno Pires defendeu a necessidade de se “trabalhar com seriedade” para o concelho ter habitação com rendas acessíveis e sociais.

Já na alimentação, o candidato do PAN afirmou ser preciso “pensar mais e melhor” e promover uma alimentação saudável e nutritiva nas cantinas escolares, bem como implementar menus vegetarianos.

A implementação e promoção de “modelos de educação alternativos” nas escolas do concelho e a criação de grupos de “partilha de conhecimento e experiências” sobre a gravidez, parto, aleitamento e parentalidade são outras das bandeiras do PAN na corrida autárquica.

“Ao nível da proteção animal, consegue-se fazer melhor, mas também nos queremos focar nas pessoas e nas questões ambientais”, salientou Nuno Pires, acrescentando que o PAN está “comprometido” a responder às necessidades da população ao nível dos direitos sociais, humanos e ambientais.

A par de Nuno Pires, João de Medeiros é o cabeça-de-lista do PAN à Assembleia Municipal de Matosinhos.

Para além de Nuno Pires, até agora são conhecidas as candidaturas à Câmara de Matosinhos da atual presidente, Luísa Salgueiro (PS), do vereador da Proteção Civil e Mobilidade e Transportes, José Pedro Rodrigues (CDU), do presidente da concelhia do PSD, Bruno Pereira, do líder do Movimento `Diz Não ao Paredão’, Humberto Silva (independente com o apoio da Iniciativa Liberal e do Aliança), de Joaquim Jorge (líder do Movimento Matosinhos Independente)e do independente António Parada.

O atual executivo municipal, liderado por Luísa Salgueiro, é constituído por cinco eleitos pelo PS, dois pelo movimento “Narciso Miranda, por Matosinhos”, dois pelo movimento “António Parada, Sim!”, um do PSD e outro da CDU.

Em 2017, com 36,36% dos votos, o PS teve de entender-se com a CDU para assegurar a governação da câmara, entregando pelouros ao vereador José Pedro Rodrigues.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira), as eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.