Tendo em conta os sucessivos fenómenos climáticos extremos que têm assolado a Região, os candidatos do PAN pela ilha do Faial estiveram reunidos com a Junta de Freguesia da Feteira, considerando que esta é uma freguesia que tem sido fortemente fustigada pelas numerosas intempéries que têm cruzado os Açores.
No decorrer da reunião, o Partido quis inteirar-se acerca do ponto de situação da obra de protecção da orla costeira, efectuada na sequência dos desmoronamentos causados pelo Furacão Lorenzo, bem como perceber de que forma os investimentos realizados contribuíram para a salvaguarda desta área, por forma a evitar que os estragos se adensem na eventualidade de fenómenos climáticos futuros. O PAN/Açores defende ainda que a restante área da orla costeira que percorre a freguesia deve também ser alvo de uma intervenção rigorosa, para que não se atinjam situações de degradação extrema.
A par disso, Alexandre Dias lamentou que não tenha sido canalizado o devido investimento para a reconstrução da zona de lazer junto ao porto da Feteira, considerando ainda urgente a implementação de uma estratégia regional de combate às alterações climáticas e prevenção de danos provocados pelas intempéries.
Na passada legislatura, o PAN/Açores apresentou uma estratégia regional abrangente, mas que acabou por ser chumbada no Parlamento. Ainda assim, o Partido reitera o seu compromisso na luta pelo combate às alterações climáticas, através da adopção de políticas públicas sustentáveis que protejam a nossa Região.
“Vivemos rodeados de mar, o que invariavelmente nos coloca numa posição mais vulnerável aos impactos das alterações climáticas. O PAN/Açores considera urgente que exista um plano rigoroso de ordenamento da orla costeira e que sejam adoptadas políticas que garantam a segurança da população aquando de fenómenos climáticos extremos”.
Alexandre Dias, candidato Faial