No passado dia 19 de Janeiro, os candidatos do PAN/Açores pela ilha do Faial estiveram reunidos com o Grupo do Aeroporto da Horta, a fim de auscultar as preocupações e reivindicações para a melhoria do aeroporto da ilha.
No decorrer do encontro, o Grupo manifestou preocupações relativamente à degradação das instalações da gare do Aeroporto, nomeadamente em termos de segurança e operacionalidade, bem como com o contínuo desinvestimento que se tem vindo a assistir ao longo dos últimos anos, que apenas contribui para a estagnação da economia da ilha, constituindo um factor de retrocesso na captação e fixação de jovens.
“A extinção dos voos assegurados pela companhia aérea TAP e a reivindicação do aumento do número de voos associados às Obrigações de Serviço Público, que o Executivo não concretizou, irão refletir-se na condição económica da ilha, agravando o seu subdesenvolvimento”.
Alexandre Dias, candidato Faial
Por isso, o PAN/Açores considera urgente clarificar e agilizar o processo relativo à ampliação da pista do aeroporto, como forma de colmatar a escassez de ligações, constituindo um factor de dinamização da economia e gerador de riqueza.
A par disso, a situação dos trabalhadores preocupa os candidatos do PAN/Açores devido à deficiente comunicação da ANA Aeroportos, deixando-os inseguros relativamente aos procedimentos a adoptar.
“As ligações áreas são vitais para os habitantes da ilha, enquanto factor de combate ao isolamento, bem como para o desenvolvimento económico, pelo que o PAN irá continuar atento às questões levantadas pelo Grupo do Aeroporto da Horta, priorizando sempre os interesses dos faialenses”.
Alexandre Dias, candidato Faial