O PAN/Açores entregou, esta quarta-feira, na Assembleia Regional, uma iniciativa que prevê a redefinição da orgânica do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), por forma a ampliar a representatividade do Conselho Regional de Bombeiros.
O SRPCBA é composto por diversos órgãos, de entre os quais o Conselho Regional de Bombeiros, cuja função é a de auscultar, auxiliar e consultar o Presidente deste Serviço nas matérias respeitantes aos bombeiros.
Acontece que, não só a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais não tem qualquer representante regional nesse Conselho, como também os municípios dos Açores. Estando, por isso, arredados de participar na tomada de decisões importantes.
Por isso, o Partido acompanha as reivindicações dos bombeiros que não entendem a resistência à sua integração neste órgão, sobretudo, quando, em Portugal Continental, estão devidamente representados em órgão homólogo.
Em paralelo, e atendendo à estreita relação de cooperação e à prestação de serviços das Associações Humanitárias de Bombeiros aos municípios, é tempo de estes integrarem o Conselho Regional de Bombeiros.
“Alargar a representatividade do Conselho Regional de Bombeiros é uma promessa eleitoral do PAN/Açores. É a terceira vez que levamos esta iniciativa à Assembleia: da primeira vez, foi chumbada com os votos contra do PS e PSD e da segunda a Assembleia foi dissolvida. Esperamos que à terceira seja de vez, sobretudo depois de o Presidente do Governo ter afirmado que está determinado em valorizar os nossos bombeiros. Dar-lhes espaço para participar nos assuntos que lhes dizem respeito, é valorizá-los”.
Deputado Pedro Neves