O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza defende que o Governo deve rapidamente proceder a todas as diligências com vista a que sejam adotadas as medidas necessárias para que as terapias inovadoras, que aguardam aprovação pelas entidades competentes, sejam disponibilizadas aos doentes de Fibrose Quística que delas necessitem.
No entender do PAN, o Governo deve ainda assegurar a respetiva autorização de comercialização no mercado e o seu financiamento público, de forma rápida e eficiente, evitando constrangimentos no acesso às mesmas.
Na iniciativa que o PAN deu entrada no Parlamento, é igualmente pedido ao Infarmed que, com carácter de urgência, seja tido em conta a aprovação e a avaliação técnica e de segurança dos vários medicamentos para a Fibrose Quística, em linha com a Agência Europeia do Medicamento e a Food and Drug Administration, acelerando desta forma o processo de aprovação destes medicamentos em Portugal.
De acordo com os dados disponíveis, mais de 80% dos portugueses com Fibrose Quística são atualmente elegíveis para a terapêutica disponível mais eficaz (terapia tripla), capaz de melhorar significativamente o seu prognóstico. Contudo, nenhum teve ainda acesso a esta medicação em Portugal.