A líder do Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, junta-se no próximo dia 28 de setembro a partir das 15h00 a Hunter Halder, fundador da ReFood Portugal, para visitar o refeitório do IPO- Instituto Português de Oncologia (um dos poucos exemplos de entidades públicas com medidas anti-desperdício alimentar) para recolha de bens alimentares e sua distribuição por quem mais necessita.
Esta iniciativa do PAN, que se realiza na véspera daquele que é o primeiro ano da celebração do Dia Internacional de Consciencialização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, instituído em 2019 pelas Nações Unidas, visa chamar a atenção dos cidadãos, empresários e comerciantes bem como decisores políticos para a importância de reduzir a quantidade de alimentos que diariamente é desperdiçada ao longo de toda a cadeia.
De acordo com os dados existentes, Portugal desperdiça anualmente em média pelo menos um milhão de toneladas de alimentos. A nível mundial, e segundo dados da FAO, o nível de perdas e de desperdício de alimentos rondará os 30% todos os anos.