AmbienteAnimaisPortoSaúde e Alimentação

PAN promove iniciativa sobre práticas e políticas éticas, sustentáveis e alternativas no Porto

Alimentação, Políticas Económicas Alternativas, Organismos Geneticamente Modificados e Cultura

O PAN promove este mês o 1º Oporto Veggie, um evento que tem como principais objectivos promover a reflexão sobre o impacto das ações humanas no Mundo e contribuir para o desenvolvimento de atitudes pessoais e comunitárias para a construção de uma sociedade mais consciente, ética e sustentável, onde o respeito pelo outro exista e seja visível, independentemente da sua espécie ou natureza.

O evento acontecerá de 17 a 21 de Outubro de 2016 no Espaço PAN Porto – sito na Rua Barão Forrester, n.º 783 4050-273 Porto – e, para além de mostras de produtos isentos de qualquer exploração animal, biológicos e respeitadores do ambiente e das pessoas, terá na sua programação vários workshops/cookshows, palestras e concertos.

Alimentação, Políticas Económicas Alternativas, Organismos Geneticamente Modificados e Cultura

A programação do Oporto Veggie foi pensada de forma a trazer para reflexão e debate público temas que têm estado na ordem do dia do PAN.

Na primeiro dia do evento (17 de Outubro) o destaque é dado à alimentação biológica, com palestras e cookshows das nutricionistas Daniela Seabra e Magda Roma e com a participação do projeto “Cantinho das Aromáticas”. 

A terça-feira (dia 18) é dedicada à reflexão sobre o impacto dos Organismos Geneticamente Modificados na saúde humana e no planeta, contanto com a presença de Margarida Silva, bióloga, professora universitária e membro da Plataforma Transgénicos Fora do Prato.

A alimentação volta à programação no dia 19, desta vez promovendo o debate sobre o impacto da agropecuária intensiva e das lógicas de consumo atuais no nosso planeta. Andreia Maia, engenheira ambiental, Maria Aragão, autora do livro “Omeletas sem Ovos” e Maria Cramês, fundadora da Cramês Concierge contribuirão para o aprofundamento do tema.

As políticas económicas alternativas darão o mote ao penúltimo dia do evento, com destaque para a palestra “Rendimento Básico Incondicional e Sustentabilidade” de Roberto Merrill, professor universitário e investigador no Grupo de Teoria Política da Universidade do Minho.

O 1º Oporto Veggie encerra na sexta-feira, 21 de Outubro, com a Inauguração da exposição “Bichos”, da ilustradora Helena Cordeiro, e com um concerto de Diogo Tigre.

Este evento surge no seguimento da atividade comunitária alargada se tem vindo a desenvolver no Porto desde a inauguração do Espaço PAN nesta cidade, cuja implementação tem permitido ao partido prosseguir a sua missão de diálogo e proximidade junto dos cidadãos.